Pedro Vaz de Almada

Is your surname de Almada?

Research the de Almada family

Pedro Vaz de Almada's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Pedro Vaz de Almada

Birthdate:
Death: (Date and location unknown)
Immediate Family:

Son of João Vaz de Almada and Joana Anes
Husband of Leonor Gouveia de Queirós
Father of Isabel de Almada
Brother of Álvaro Vaz de Almada, 1º conde de Abranches
Half brother of João Vaz de Almada, senhor de Pereira and Brites de Almada

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Pedro Vaz de Almada

Pedro Vaz de Almada foi um nobre português.

Filho primogénito de João Vasques de Almada, esteve com o Pai na tomada de Ceuta, segundo A. B. Freire que nos "Brasões da Sala de Sintra", tomo 3º pg. 217, diz: "com o Conde de Viana entraram na derradeira peleja alguns dos principais fidalgos como foi ......Pedro Vaz de Almada".

Jacinto Leitão Manso de Lima diz que ele esteve na "Guerra dos Cem Anos", combatendo pela Inglaterra "onde fez grandes feitos, lá morreu e seus olhos foram trazidos para o Reino e dizem alguns que foi o primeiro Conde de Avranches, em cujo título sucedeu seu irmão o famoso D. Álvaro Vaz de Almada". No entanto a carta na qual D. Henrique IV da Inglaterra, que está no arquivo Almada e na Torre de Londres, atribui esse condado é ao irmão e não a ele (Pedro).

Cabêdo, no manuscrito já citado, pg. 444 diz: "foi Capitão dos Ingleses e indo à França e encontrando os seus que fugiam da sua capitania, tomou à batalha e desbaratou os Franceses que num carro levavam morto o corpo do Duque de Clarence (irmão de El-Rei de Inglaterra), feito muito louvado pelos Ingleses que em suas cantigas cantam este facto".

Foi Cavaleiro da Jarreteira, segundo afirma o Abade de Castro, na "Notícia acerca dos Reis de Portugal e Grandes de Portugal, que foram Cavaleiros da Ordem da Garreteia" tomo 5º pg. 263. Mas, não se conhecem qualquer registo fiável dessa entrada, nem sede em Windsor nem fora dela.

No entanto não o único que o afirma como sendo verdade, nomeadamente Padre António Carvalho da Costa, em 1706, com as informações ao seu dispor. Assim como ter ele obtido brasão d´armas diferente da restante família e instituído um morgado no Convento de São Francisco de Guimarães, existente no ano de 1507, com Capela de Nosso Senhor ("Jesus") crucificado da parte do Evangelho, com Missa quotidiana, com suas casas, com torres no Rocio da Tulha.

Gaspar de Faria, diz que a sua ossada foi trazida para Portugal, juntamente com a de seu Pai.

Sobre este, Pedro Vaz de Almada, ler a crónica da tomada de Ceuta de Gomes Eannes de Zurara cap. L

Dados genealógicos

Filho de: João Vasques de Almada

Teve ilegítima

D. Isabel de Almada, esta senhora foi casada com D. António de Meneses, filho de João de Meneses, Alcaide-Mor de Borba, e de D. Maria da Silva; neto paterno, por bastardia, de D. Fernando de Meneses, Senhor de Cantanhede, etc., neto materno de Rui Gomes de Azevedo, Alcaide-Mor de Penela, e de D. Iria de Brito. C.G.

https://www.wikiwand.com/pt/Pedro_Vaz_de_Almada

view all

Pedro Vaz de Almada's Timeline