

Antônio de Araújo Costa Soares, nasceu em uma manhã chuvosa de quinta feira no dia 05 de fevereiro de 1953 na região rural da cidade de Oeiras, a primeira capital do Estado do Piauí. Era um robusto menino de olhos cor de mel, nascido na segunda Casa Grande da Fazenda Estreito, a propriedade ancestral de sua família, na qual também vieram ao mundo, dentre outros, sua mãe, e a sua bisavó em linha matrilinear. Foram os seus padrinhos de batismo, os seus tios maternos: Maria de Jesus de Araújo Costa e José de Araújo Costa. Sua infância foi extremamente feliz, e teve como principal cenário, a Casa de seus avós maternos, localizada algumas dezenas de metros bem diante da sua própria- ali ele praticamente reviveu a infância idílica de sua avó, correndo sobre as altas calçadas que circundavam a morada histórica, escalando-as, bem como entre as árvores do amplo pomar que apartava as duas Casas grandes e/ou pescando na companhia de seu pai e avô. Quando tinha apenas dez anos de idade, passados então dois anos da morte de seu avô paterno, o seu pai, estava determinado a assumir o controle sobre a sua própria herança, a fazenda Julião, localizada mais ao sul do Estado, esta decisão, entretanto, foi bastante desfavorável, ao menino, devido a sua recusa em deixar a companhia de seus avós. Mais tarde, já adolescente, sempre que possível, ele retornava à primeira morada, para suprimir as saudades; durante uma dessas ocasiões, sua avó lhe ofertou o convite para uma viagem a cidade de São Luís, (MA), evento realizado na companhia da mesma, e também na de sua mãe - foi somente nesta circunstância, no ano de 1970, que ele teve a oportunidade de conhecer pessoalmente a sua única bisavó ainda viva D.Maria Bárbara Avelino de Araújo Costa.
No ano seguinte a este acontecimento, após completar 18 anos de idade, transferiu-se para Teresina para completar os seus estudos, ocasião também, em que foi produzida, a fotografia de seu perfil! Uma vez na capital, seria inevitável procurar a companhia das famílias que por tempos mantiveram afinidades com a sua própria, como por exemplo com os Campelos provenientes de Valença, a cidade natal de seu pai. Era de seu conhecimento, por exemplo, a amizade entre o seu falecido avô paterno e o sr. Antônio Mendes Barbosa; relação que propiciou a aproximação com sua futura esposa, neta deste último, com a qual contraiu núpcias no dia 08 de março de 1974.
Infelizmente, à época de suas bodas de cristal, Antônio Soares, começou a sofrer de repentinas, tonturas e desmaios, agravados possivelmente, devido a sua recusa em procurar tratamento médico, sob a insistente versão pessoal de " fadiga". Quando as crise tornaram-se impossíveis de se ignorar, foi diagnosticado com leucemia, doença que se agravou de modo célere, ceifando a sua vida algumas semanas depois de sua internação, sem ter conseguido realizar a cirurgia de transplante de medula óssea.
A pedido de sua mãe (para que seu corpo descansasse o mais próximo possível à residência dela na capital) , Antônio de Araújo Costa foi sepultado no final da tarde de 03 de novembro de 1989, no cemitério do bairro Renascença, na presença de seus pais, irmãos, filhos, sobrinhos, primos e vários amigos da família em uma vasta confraternização, diante daquela perda desoladora. Na ocasião, sua viúva e sua avó estavam impossibilitadas de comparecerem por motivos de saúde.
1953 |
February 5, 1953
|
Fazenda Estreito, Oeiras, PI, Brazil
|
|
1989 |
November 2, 1989
Age 36
|
Hospital Santa Maria, Teresina, PI, Teresina, PI, Brazil
|
|
November 3, 1989
Age 36
|