Tereza Tomázia de Jesus

public profile

Tereza Tomázia de Jesus's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Tereza Tomázia de Jesus

Birthdate:
Death: circa 1852 (24-41)
Immediate Family:

Daughter of Francisco José da Silva and Dona Beja
Wife of Joaquim Ribeiro da Silva Botelho
Mother of Teodora Jacinta Fortunata; Joaquim; Francisco; Saturnino; José and 1 other
Half sister of Pedro Amado de São Paulo; Placidina Maria de Jesus and Joana de Deus de São José

Managed by: Ana Toledo
Last Updated:

About Tereza Tomázia de Jesus

... o padre Francisco José da Silva reconheceu em cartório, através de escritura de perfilhamento, Teresa Tomásia como sua filha legítima, datada de 16 de maio de 1831, bem como uma de suas herdeiras em testamento, após sua morte em 1845. Não se sabe quando começou o relacionamento de Dona Beja e o padre nem quanto tempo durou, mas tudo indica que eles contavam com a cumplicidade da família, corroborados pela mãe do padre, madrinha da neta, e que não incomodava o resto da família, já que Dona Beja foi madrinha de batismo de Antônio, filho de Thomé Francisco da Silva Botelho, parente de seu amante. Essas relações continuaram, e em 1833, ocorreu o casamento entre Teresa Tomásia e Joaquim Ribeiro da Silva Botelho, sobrinho do padre, portanto primos, reforçando ainda mais o vínculo de parentesco da moça com a família Botelho. Desse casal, nasceram os filhos Teodora Jacinta Fortunata, Joaquim, Francisco, Saturnino, José e Antônio.

Fontes consultadas: 1- Genealogia da Família Botelho, arquivo pessoal; 2 - Dona Beja: desvendando o mito, de Rosa Maria Spinoso de Montandon, Editora Universidade Federal de Uberlândia, 2004. Texto elaborado por José Aluísio Botelho, agosto de 2007.

http://araposadachapada.blogspot.com.br/2007/08/dona-beja-e-os-botelhos-de-paracatu_21.html


Thereza Thomázia de Jesus

BIOGRAFIA: Thereza Thomásia era filha natural de um relacionamento sacrílego entre o Padre Francisco José da Silva ( Botelho) e Anna Jacintha de São José, a lendária Dona Beja, a cortesã de Araxá e foi reconhecida por escritura de perfilhamento em cartório como filha legítima pelo dito padre em 1831, sendo inclusive sua herdeira por testamento. Outra prova de paternidade foi seu batismo em 1819, quando sua avó paterna e homônima Thereza Thomásia de Jesus Botelho foi sua madrinha. http://www.geocities.ws/geneabotelho/Site/pafn08.htm#261