Is your surname de Oliveira Duarte?

Connect to 20 de Oliveira Duarte profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Urbano de Oliveira Duarte

Birthdate:
Birthplace: Lençóis, Lençóis, Bahia, Brazil
Death: February 10, 1902 (46)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
Occupation: ornalista, cronista, humorista e teatrólogo
Managed by: Private User
Last Updated:

About Urbano Duarte

Urbano Duarte (Urbano Duarte de Oliveira), jornalista, cronista, humorista e teatrólogo, nasceu em Lençóis, BA, em 31 de dezembro de 1855, e faleceu no Rio de Janeiro em 10 de fevereiro de 1902. Convidado para a última sessão preparatória da Academia Brasileira de Letras, em 28 de janeiro de 1897, é o fundador da cadeira nº 12, que tem como patrono França Júnior.

Veio para o Rio de Janeiro, onde assentou praça em 21 de março de 1874. Completou o curso de artilharia na Escola Militar, chegando ao posto de major em 1893. Foi preparador do gabinete de química da Escola Superior de Guerra. Cultivou desde cedo as letras e a vida literária, participando do grupo boêmio de Olavo Bilac. Durante mais de vinte anos colaborou em órgãos da imprensa: Gazeta Literária, O País, Revista Musical e de Belas Artes (semanário fluminense), Correio do Povo (com Alcindo Guanabara, Artur Azevedo e Alfredo Madureira), Gazetinha e Jornal do Comércio, onde mantinha a seção “Sem rumo”. Como fundador da cadeira nº 12, vinculou desde o início a Academia Brasileira de Letras ao Jornal do Comércio, que passou a noticiar os eventos importantes da instituição e a publicar todos os discursos proferidos em suas sessões solenes.

Urbano Duarte é o autor da célebre frase “Romancista ao Norte!”, título do artigo com que saudou o romance O mulato, de Aluísio Azevedo, frase cuja autoria foi depois atribuída a Alceu Amoroso Lima anunciando a publicação de A bagaceira, de José Américo de Almeida. Destacou-se como um dos maiores cronistas humorísticos na imprensa do Rio de Janeiro e também no teatro.

A maior parte de seus artigos publicados em revistas e jornais não foram reunidos em livros.

http://www.academia.org.br/academicos/urbano-duarte/biografia

view all

Urbano Duarte's Timeline

1855
December 31, 1855
Lençóis, Lençóis, Bahia, Brazil
1902
February 10, 1902
Age 46
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil