Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
Join Geni to explore your genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

FAMÍLIA CARVALHO-O Mais Antigo Morgado de PORTUGAL

Project Tags

view all

Profiles

A Família Carvalho, hora referida, remota a raízes antigas e aristocráticas, relacionadas aos Senhores de Ribadouro, e portanto, compartilha a mesma origem masculina directa de Egas Moniz, " O Aio " O mais antigo documento que trata deste sobrenome é Doação feita ao mosteiro de Lorvão, em 1131, assinada pelo cavaleiro Pelagius Carvalis (Payo/Paio Carvalho), senhor de toda a terra em que atualmente, está o Morgado de Carvalho, o qual seria instituído duas gerações após a doação, através do neto de Pelagius, Bartolomeu Domingues, e é o mais antigo Morgado em Portugal. Esta documentação da doação ao mosteiro de Lorvão esclarece de maneira irrefutável que, a Família Carvalho era de origem nobre e genuinamente católica, uma vez que, nessa época de fortíssima religiosidade, um mosteiro jamais aceitaria a doação de procedência diferente a estes padrões; ao contrário do que eventualmente se supõem, o nome que designa esta Casa, não foi extraído da denominação de uma árvore, e sim, da terra, isto é do feudo, regido pela mesma, e portanto , trata-se de um topônimo; o que não impossibilitou que outras linhagens de Carvalho surgissem posteriormente, em razão desta lógica. Assim, é competência dos Genealogistas esclarecer sempre que, pessoas com sobrenome idêntico não pertencem necessariamente á mesma família, com a devida observância do respeito a toda linhagem, independente de sua formação.
O citado Pelagius Carvalis, ou Payo/Paio de Carvalho, foi o primeiro com este sobrenome, e era Fidalgo ilustre do tempo de D. Afonso Henriques, 1º rei de Portugal a 25/7/1139, com quem confirmou o foral da Vila de Cea em 1136. Payo de Carvalho é filho de Moninho Moniz, Padroeiro do Mosteiro de Arnoia, e neto paterno de D. Garcia Moniz, Padroeiro de Travanca, além de ser bisneto de D. Moninho Viegas, e trineto de D. Gonçalo Moniz, Governador d’Entre Douro e Minho, e pertencente a mesma família de Egas Moniz (Gayo, Carvalhos, Tomo IX, Título, 80).

O registo heráldico tem o Brasão da Família Carvalho um dos 72 brasões das 72 famílias principais da alta nobreza de Portugal no século XVI, que foram pintados no teto da Sala dos Brasões do Paço Real de Sintra por ordem de D. Manuel I, o Venturoso, (1469–1521), 14.º Rei de Portugal, de 1495 a 1521, que escolheu esses 72 brasões quando mandou reorganizar e qualificar a nobreza portuguesa tendo por objetivo: escolher as famílias mais ilustres do Reino, em honra, história e bens, no século XVI.

A mais ilustre Família portuguesa com este sobrenome e varonia talvez seja a do Marquês de Pombal, ainda que não tenha, porventura, a chefia da antiga Família Carvalho portuguesa. Tem-se decerto são descendentes de D. Afonso Henriques, e portanto associada a projetos que abordam vinculos ao rei fundador da Nação Portuguesa.