Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
Join Geni to explore your genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Os Coutos da Ilha

Os Coutos da Ilha

Project Tags

A

O primeiro Couto da Ilha? Quem era?

Ora bem, aqui vai o que descobrimos sobre os Coutos da Ilha e a sua origem…

Este processo começou com a minha prima, Ana Couto e filha do meu tio António Couto, que mora na Alemanha e que contratou um especialista para fazer o estudo genealógico há uns anos. Nessa pesquisa foi possível ir até ao nosso tetra-avô Manuel José do Couto nascido em 1782, que foi residente na Ilha.
Depois disso, a nossa família (tios e primos Coutos) juntou-se e suportou o custo para pesquisar mais para trás e conseguiu-se descobrir registos de mais duas gerações até o nosso hexavô, o primeiro Couto não residente na Ilha, o JOÃO DO COUTO.
O que conseguimos saber do João do Couto, o primeiro da Ilha:
1) Natural de Salir do Porto, Caldas da Rainha, nascido no início do século XVIII - a tese dos Coutos terem origem em Alcobaça tem substância, mas seria preciso ir ainda mais para trás para chegar ao primeiro Couto que fosse mesmo de Alcobaça. De notar que Salir do Porto já fazia parte do Couto de Alcobaça sob administração da Ordem de Cister.
2) Casou com Paula Maria, natural de Monte Redondo;
3) Residiram em Alfeizarão, Caldas da Rainha;
4) Vieram ter filhos na Água Formosa;
5) Tiveram um filho, o primeiro Couto da “Ilha” nascido na Água Formosa e chamava-se Plácido do Couto (desconhece-se se teve mais irmãos até ao momento);
6) Há registos que Manuel José do Couto, bisneto do João do Couto nascido em 1820 era tendeiro, quer dizer, tinha uma tenda, era uma espécie de vendedor ambulante (até ao momento não conseguimos confirmar se o João do Couto era mesmo tendeiro apesar do bisneto ter sido)

Assim, em linha directa com o primeiro Couto, encontrámos a seguinte sequência:
6- Hexavô -João do Couto (nascido em Salir do Porto no início do séc. XVIII)
5- Pentavô- Plácido do Couto (nascido na Água Formosa em meados do séc. XVIII)
4- Tetravô - Manuel José do Couto (nascido na Água Formosa em 1782)
3- Trisavô - Manuel José do Couto (nascido na Ilha em 1820 – Tendeiro)
2- Bisavô - José do Couto (nascido na Ilha em 1862, casado em 1888) – que tudo indica que era irmão do pai do Ti Cova da Ilha de Baixo, apesar de ainda não termos os registos que o confirmam
1- Avô - Joaquim do Couto (nascido na Ilha em 1908) - irmão do António do Couto que foi para Carnide
0- Mãe - Lucilia de Jesus Couto (nascida na Ilha em 1942)
Ainda há muito por descobrir, mas é uma base fantástica para descobrir de como todos estamos relacionados! Partilhamos com todos o que possuímos para que também possam contribuir.
Quem quiser contribuir com informação ou para aceder à árvore genealógica dos Coutos e completar informação, pode entrar em contacto comigo.
Espero que tenham gostado 😊

Agradecimentos:
- À Ana Couto, nossa prima que começou este processo há 10 anos atrás e sem ela estes resultados não teriam sido possíveis;
- Aos nossos tios e primos que financiaram e participaram neste último trecho de pesquisa;
- Às nossas primas de Carnide que já avançaram com o “ramal” do António do Couto e dos Coutos de Carnide, Ligia e Jéssica Couto.

Nota: Caso queiram ajuda neste tipo de pesquisa recomendamos a @Daniela Lains, que fez a árvore dos Caseiros