Start your family tree now Is your surname Pereira?
There are already 2,183 users and over 5,000 genealogy profiles with the Pereira surname on Geni. Explore Pereira genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Pereira Genealogy and Pereira Family History Information

‹ Back to Surnames Index

Create your Family Tree.
Discover your Family History.

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!
view all

Profiles

  • Ademar de Barros (1901 - 1969)
    Ademar Pereira de Barros (Piracicaba, 22 de abril de 1901 — Lourdes, 12 de março de 1969) foi um aviador, médico, empresário e influente político brasileiro entre as décadas de 1930 e 1960. Pertencen...
  • Ágada Pereira (deceased)
    Ágada Pereira Nascida - Freguesia de Cedros Pais: Francisco Gonçalves e Barbara Pereira + Casada com Brás de Medeiros Luís, tiveram Agada Pereira -1681 Brás - Luís Pereira 1634- Catarina ...
  • Álvaro Gonçalves Pereira, prior do Crato (c.1310 - 1375)
    Wikipédia PT D. Frei Álvaro Gonçalves Pereira (? - Amieira do Tejo, c. 1379), foi um nobre português, prior da Ordem do Hospital, que viveu no século XIV. Pai de Nuno Álvares Pereira , 2º Condestáv...

About the Pereira surname

Pereira is a Portguese surname with a long history dating as far back as the 11th century. It literally means "pear tree".

Os Pereiras trazem por Armas em Campo vermelho hua Cruz de prata Timbre florida e varia do Campo; hua Cruz vermelha florida vazia entre dous cotas de Azas de Anjos; o 1.o q uzou desta Cruz por Armas foi D. Rodrigo Forjaz o mosso por se achar na batalha de Navas de Tolloza, no anno de 1212 no qual dia apareceo no Ceo hua Cruz vermelha semilhante a de Calatrava aberta no meyo, e florida a q.al m.tos Cavalheiros dos q alli se achavão tomarão por Armas; o pr.o q se appellidou Pr.a foi D. Ruy Gomes Pr.a f.o de D. Goncallo Rz Palmeira o qual se passou a Portugal no tempo do Rey D. Sancho, e neto de D. Rodrigo Forjaz de Trastamara, e por viver na q.ta de Pr.a do Ave junto ao Rio em Terra de Vermoim q ficou sendo o Sollar a seus descendentes (NFP, 1941, Pereiras).

Em [pt-br]

A família Pereira é bastante conhecida no Brasil. Por aqui se encontra bastante gente com este sobrenome. Ele não é tão popular quanto um Oliveira ou Silva e Souza, mas tem certo destaque entre os sobrenomes mais usados.

O sobrenome Pereira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pereira Este é um sobrenome português de raízes toponímicas, ou seja, de origem geográfica. Neste caso, o lugar que deu origem ao sobrenome é cheio de pêras ou pereiras.

Os primitivos Pereiras estavam ligados à casa de Bragança, em Portugal. Foi seu solar, a Quinta de Pereira, aonde tomaram o apelido, junto ao rio Ave, em terra de Vermoim. A origem mais remota da família provém do conde de Forjaz Bermudez, sobrinho neto de Desidério, o último rei dos longobardos, da Itália.

No Brasil, o primeiro Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado brutalmente pelos índios tupinambás em Itaparica, em 1549. Entre seus descendentes está um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio (Pereira Filho). O nome também foi adotado por cristãos-novos. Em 1606, chegou ao Brasil a degredada Ana Pereira, acusada de bigamia. Os estados brasileiros onde eles inicialmente se propagaram são Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Variantes do sobrenome Pereira O Pereira desde o início permaneceu o mesmo. Dessa forma, não é possível encontrar variações válidas para este sobrenome. Por outro lado, é possível encontrar traduções de Pereira, visto que esta é uma árvore de peras. Dessa forma, em outros países, é possível encontrar Pereira em outras línguas.

Brasão da Família Pereira O brasão dos Pereiras é constituído de vermelho com uma cruz de prata em seu escudo, florenciada e vazia. No timbre a mesma cruz do escudo na cor vermelha, entre asas de ouro. Este é o brasão oficial encontrado. Qualquer variação das características básicas do mesmo é de um brasão advindo de outra origem.

www.origemdosobrenome.com.br/wp-content/gallery/brasao-pereira/brasao_familia_sobrenome-pereira.jpg www.origemdosobrenome.com.br/wp-content/gallery/brasao-pereira/brasao_familia-sobrenome-pereira.jpg www.origemdosobrenome.com.br/wp-content/gallery/brasao-pereira/brasao_familia-sobrenome-pereira_.gif www.origemdosobrenome.com.br/wp-content/gallery/brasao-pereira/brasao_familia-sobrenome-pereira-escudo-portugal.jpg www.origemdosobrenome.com.br/wp-content/gallery/brasao-pereira/brasao-familia-sobrenome-pereira.jpg