Start your family tree now Is your surname Rebelo?
There are already 80 users and 1,562 genealogy profiles with the Rebelo surname on Geni. Explore Rebelo genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Rebelo Genealogy and Rebelo Family History Information

‹ Back to Surnames Index

Create your Family Tree.
Discover your Family History.

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

view all

Profiles

About the Rebelo surname

http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2015/06/brasao-da-familia-rebelo.html

O sobrenome Rebelo e suas variações Rabelo e Rebello surgiram em Portugal. Rebelo é de origem toponímica e foi adotado em referência ao Couto de Rebelo, que ficava na atual freguesia de Roriz, no concelho de Santo Tirso, no Distrito do Porto. O primeiro a usar o sobrenome foi Rui Vasques Rebelo, Senhor da Torre de Rebelo e Senhor do Solar de Rebelo, seus descendentes passariam o sobrenome para a Espanha e de lá partiria um ramo da família que se estabeleceu na Itália, criando os Rabelos italianos. O nome Rebelo não tem um significado definido, sendo que alguns dizem ser originário do latim, o mais provável é que venha do latim ripa, que significa “beira ou margem”, tal palavra geraria o nome do barco rabelo, a palavra ribeira e o sobrenome Rebelo, logo Rebelo seria um lugar a margem de um rio. O brasão da família Rebelo é em azul com três faixas de ouro, cada faixa carregada de uma flor-de-lis de vermelho que formam uma banda.

http://www.heraldrysinstitute.com/cognomi/Rebelo/Portugal/idc/602369/lang/pt/

Família antiga e das mais qualificadas a qual descende de D. Paio Delgado, fidalgo do tempo do tempo D. Afonso Henriques, com quem se achou na tomada de Lisboa em 1147 fundador de albergaria que ficou conhecida pelo seu nome, em Santa Justa de Lisboa do Poço Borratém. Teve de sua mulher, D. Joana a D. Pedro Pais de quem provêm os Soares de Albergarias e Martim Pais, que se recebeu com D. Teresa Afonso, filha de Afonso Moela de de sua mulher, D. Teresa Esteves. Deste matrimónio nasceu Afonso Martins, contemporâneo dos Reis D. Sancho I e D. Afondo ... Continua II, senhor das quintas de Lobão e de Rebelo pai de Vasco Afonso casado com D. Maria Anes da terra de Santa Maria. Foi seu filho Rui Vasques R. que parece ter sido o primeiro que tomou o apelido, por ser senhor do couto e Casa de R. Era fidalgo muito principal e contriau matrimónio com D. Teresa Soares de Gusmão de quem houve descendência que seguiu o apelido. Timbre: antigo, duas flore-de-lis de vermelho, a par; moderno, um leopardo de ouro, armado de azul com uma flor-de-lis de vermelho na testa. ... Continua