Inácio Xavier Lemos Castelo-Branco

Is your surname de Castelo-Branco?

Research the de Castelo-Branco family

Inácio Xavier Lemos Castelo-Branco's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Inácio Xavier de Seixas Lemos de Castelo-Branco, 2.º Visconde do Real Agrado

Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death: January 23, 1843 (71)
Immediate Family:

Son of Francisco Xavier de Seixas Lemos Castelo-Branco and Maria Josefa Pereira de Miranda
Husband of Maria do Carmo Vaz Pinto Guedes
Father of João de Lemos Seixas Castelo-Branco and Francisco Xavier Seixas Castelo-Branco

Managed by: Elsa Maria Perdigão de Sousa de...
Last Updated:

About Inácio Xavier Lemos Castelo-Branco

Inácio Xavier de Seixas Lemos Castelo Branco, 2.º barão e 2.º Visconde do Real Agrado.

Fidalgo da Casa Real; comendador da ordem de Cristo, cavaleiro da Torre e Espada, condecorado com a cruz de campanha n.º 2, da Guerra Peninsular, coronel do exército, etc. N. a 21 de Setembro de 1771, ignora se a data do falecimento.

Era filho de Francisco Xavier de Seixas Lemos Castelo Branco, fidalgo da Casa Real, comendador da ordem de S. Tiago, superintendente dos Contos e tesoureiro da Casa do Infantado, etc., e de sua mulher, D. Maria Josefa Pereira de Miranda, filha herdeira de Alexandre Pereira de Miranda, senhor da Casa de Lorosa, e de sua mulher D. Micaela Teresa Ferreira de Castro e Lima. Sucedeu nos títulos a sua tia, D. Joana Rita de Castelo Branco, 1.ª viscondessa do Real Agrado, e na casa de seus pais. Casou a 7 de Abril de 1812 com D. Maria do Carmo Vaz Pinto Guedes, filha e herdeira de José Vaz Pinto Guedes, capitão-mor de Penaguião, e de sua mulher D. Josefa Cândida da Silva. Os títulos de barão e de visconde foram renovados nos de sua tia, por decreto de 17 de Dezembro de 1813, e carta de 7 de Fevereiro de 1816. Os 2.os viscondes do Real Agrado foram pais do apreciado poeta, já há anos falecido, João de Lemos.

in, http://www.arqnet.pt/dicionario/realagrado2v.html



Fidalgo da Casa Real. Comendador da ordem de Cristo. Cavaleiro da Torre e Espada. Condecorado com a cruz de campanha n.º 2, da Guerra Peninsular. Coronel do exército. 2.º Barão es do Real Agrado. 2.º Viscondes do Real Agrado.

Inácio Xavier de Seixas Lemos Castelo Branco, segundo Visconde do Real Agrado por sucessão de sua tia D. Joana Rita , Senhor da Casa de Louroza, coronel do Exército, comendador da Ordem de Cristo, Cavaleiro da Torre e Espada, casado a 7-IV-1812 com D. Maria do Carmo Vaz Pinto Guedes (n. 1721); neto paterno de Francisco Xavier Lemos Seixas Castelo Branco, comendador da Ordem de S. Tiago, Superintendente dos Contos da Casa do Infantado, Senhor da Casa de Louroza por casamento com D. Maria Josefa Pereira de Miranda (filha herdeira de Alexandre Pereira de Miranda, Senhor da Casa de Loroza por sucessão, e de sua mulher D. Micaela Tereza Ferreira de Castro e Lima); neto materno de José Vaz Pinto Guedes, Capitão-mor de Penaguião, e de sua mulher D. Josefa Cândida da Silva. Foi casado em primeiras núpcias com sua irmã Maria do Carmo de Lima Botado Ferreira Castelo, da qual teve nove filhos, dos quais houve numerosa descendência. Tiveram:


Real Agrado (Inácio Xavier de Seixas Lemos Castelo Branco, 2.º barão e 2.º visconde do).

n. 21 de setembro de 1771. f. [ 23 de janeiro de 1843 ] .

Fidalgo da Casa Real; comendador da Ordem de Cristo, cavaleiro da Torre e Espada, condecorado com a cruz de campanha n.º 2, da Guerra Peninsular, coronel do exército, etc. Nasceu a 21 de setembro de 1771, ignora-se a data do falecimento.

Era filho de Francisco Xavier de Seixas Lemos Castelo Branco, fidalgo da Casa Real, comendador da Ordem de S. Tiago, superintendente dos Contos e tesoureiro da Casa do Infantado, etc., e de sua mulher, D. Maria Josefa Pereira de Miranda, filha herdeira de Alexandre Pereira de Miranda, senhor da Casa de Lorosa, e de sua mulher D. Micaela Teresa Ferreira de Castro e Lima. Sucedeu nos títulos a sua tia, D. Joana Rita de Castelo Branco, 1.ª viscondessa do Real Agrado, e na casa de seus pais.

Casou a 7 de abril de 1812 com D. Maria do Carmo Vaz Pinto Guedes, filha e herdeira de José Vaz Pinto Guedes, capitão-mor de Penaguião, e de sua mulher D. Josefa Cândida da Silva. Os títulos de barão e de visconde foram renovados nos de sua tia, por decreto de 17 de dezembro de 1813, e carta de 7 de fevereiro de 1816. Os 2.os viscondes do Real Agrado foram pais do apreciado poeta, já há anos falecido, João de Lemos.

http://www.arqnet.pt/dicionario/realagrado2v.html

view all

Inácio Xavier Lemos Castelo-Branco's Timeline