Jaime Alberto de Castro Morais, (Governador-Geral da Índia Portuguesa.)

Is your surname de Castro Morais?

Research the de Castro Morais family

Jaime Alberto de Castro Morais, (Governador-Geral da Índia Portuguesa.)'s Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Jaime Alberto de Castro Morais, (Governador-Geral da Índia Portuguesa.)

Birthdate:
Birthplace: Macedo de Cavaleiros Municipality, Bragança District, Kingdom of Portugal
Death: December 20, 1973 (91)
Niterói, Rio de Janeiro, Federal Republic of Brasil
Immediate Family:

Son of Américo Augusto Pires de Morais, (Sr.) and Margarida Cândida Pereira de Castro, (Dona.)
Husband of Alice Hermengarda dos Santos Secca e Castro Morais, (Dona.)
Father of Óscar Waldemar Secca De Moraes, (Sr.); Mario Jorge De Castro Moraes, (Sr.); Fernando Eduardo Secca De Moraes, (Sr.) and Ruy Alberto Secca De Moraes, (Sr.)
Brother of Maria do Carmo de Castro Morais e Figueiredo, (Dona.)

Managed by: Emanuel Carlos Gonçalves Silva
Last Updated:

About Jaime Alberto de Castro Morais, (Governador-Geral da Índia Portuguesa.)

Jaime Alberto de Castro de Morais(Macedo de Cavaleiros, Chacim, 13 de Julho de 1882 — Niterói, Brasil, 20 de Dezembro de 1973), mais conhecido por Jaime de Morais, foi um médico e oficial da Armada Portuguesa. Foi Governador-Geral da Índia Portuguesa entre Outubro de 1919 e Abril de 1925, data em que regressou a Portugal.O seu desempenho naquela colónia traduziu-se por uma administração exemplar, que mereceu a concordância dos meios coloniais portugueses. Conduziu uma política de normalização e de estabilização das relações com as populações locais e com as autoridades britânicas da vizinha Índia Britânica, obteve o equilíbrio orçamental da colónia e realizou uma política de fomento de grande fôlego.

Distinguiu-se na oposição ao regime ditatorial saído do Golpe de 28 de Maio de 1926.Passou a liderar o movimento militar de oposição ao regime, participando em múltiplas acções do Reviralhismo, entre as quais na Revolta de 3 de Fevereiro de 1927, no Porto, de que foi um dos líderes.Refugiou-se em Espanha, sendo julgado à revelia e demitido da Armada Portuguesa.

Após a instauração da Segunda República Espanhola, instalou-se em Madrid, constituindo com Jaime Zuzarte Cortesão e Alberto Moura Pinto, o Grupo de Madrid, que depois viria a ser conhecido pelo Grupo dos Budas. Participou activamente nas reuniões de exilados políticos portugueses realizadas em Madrid e Paris, visando a fundação da Frente Popular Portuguesa e por várias vezes visitou clandestinamente Portugal com o objectivo de contactar grupos revolucionários civis e militares.

Durante a Guerra Civil Espanhola esteve em Barcelona como repórter do jornal UNIR, órgão da Frente de Portugueses Exilados. Nesse período giza o chamado Plano L (1938) com vista à invasão de Portugal, por terra e mar, com o apoio dos republicanos espanhóis. O plano gorou-se com a derrota dos republicanos. No fim da guerra civil, foi feito prisioneiro e internado num campo de concentração espanhol. Libertado, atravessou clandestinamente a França.

Em 1940, em resultado da tomada de Paris pelo exército da Alemanha Nazi, tentou entrar clandestinamente em Portugal pela fronteira de Vilar Formoso, mas foi preso e expulso do território nacional, partindo para o exílio no Brasil.

Durante a realização da Conferência de São Francisco, em 1945, foi aceite como observador em representação dos portugueses exilados no Brasil, desenvolvendo, sem sucesso, uma vigorosa campanha junto da comunidade internacional contra o regime do Estado Novo. Apesar de amnistiado em 1950, e reintegrado no posto de capitão-tenente na situação de reforma, apenas visitou Portugal em 1952, pois fixou-se no Brasil. Manteve sempre a sua acção como opositor ao salazarismo. Faleceu em Niterói a 20 de Dezembro de 1973, poucos meses antes da queda do regime corporativista em Portugal.

view all

Jaime Alberto de Castro Morais, (Governador-Geral da Índia Portuguesa.)'s Timeline

1882
July 13, 1882
Macedo de Cavaleiros Municipality, Bragança District, Kingdom of Portugal
1973
December 20, 1973
Age 91
Niterói, Rio de Janeiro, Federal Republic of Brasil
????
????
????
????