Pascoal Leite Pais

public profile

Is your surname Leite Pais?

Research the Leite Pais family

Pascoal Leite Pais's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Pascoal Leite Pais

Also Known As: "Pascoal Leite Paes"
Birthdate:
Death: Died in Santana de Parnaíba, São Paulo, Brazil
Place of Burial: Parnahyba, Sao Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Pedro Dias Pais Leme and Maria Leite da Silva
Husband of Maria da Silva Brito and Agostinha Rodrigues
Father of Margarida da Silva
Brother of Fernão Dias Pais Leme, o Caçador de Esmeraldas; Veronica Dias Leite; Maria Dias; Isabel Paes da Silva; João Leite da Silva and 3 others

Managed by: Guilherme Rollo Fernandes
Last Updated:

About Pascoal Leite Pais

Pascoal Leite Pais Leme foi bandeirante paulista, um dentre 15 irmãos, filhos de D. Lucrécia Leme[1], dentre eles Fernão Dias Pais Leme, o famoso caçador de esmeraldas. Luís Gonzaga da Silva Leme descreve sua família no volume II de sua Genealogia Paulistana (1903-05)».

Em 1639 os paulistas que comandava desde 1637, integrantes de uma bandeira que conquistara os índios das reduções do rio Ibicuí, São Cosme e São Damião, São José, São Tomé, São Miguel e Natividade) foram derrotados pelo Padre Diogo de Alfaro e seus índios, na região de Caasapaguaçu, perto da redução de Conceição, sobre o rio Uruguai. Morreram em combate o jesuíta e 18 paulistas aprisionados, entre os quais Pascoal. Haviam sido enviados pelo Governador do Paraguai D. Pedro de Lugo ao de Buenos Aires, que mais tarde os libertará.

Foi o terceiro marido de d. Agostinha Rodrigues.

Frei Galvão, o primeiro santo nascido em solo brasileiro, é trineto deste bandeirante.

_____________________________________________

SL. 2º, 464, 2-2

Paschoal Leite Paes

, já falecido, casou-se 1.° na vila de Santos com Maria da Silva Brito, irmã de Gaspar de Brito Peixoto e da sogra do capitão-mor Diogo Pinto do Rego, governador da capitania de S. Vicente e S. Paulo em 1677; segunda vez com Agostinha Rodrigues, viúva do capitão-mor Gonçalo Couraça de Mesquita que foi governador da capitania de S. Vicente e S. Paulo. Tit. Jorges Velhos. Paschoal Leite Paes era já falecido em 1670 (ano do inventário de sua mãe) e teve de sua 1.ª mulher a f.ª única: 3-1 :Margarida da Silva, falecida em 1796 em Parnaíba, que foi casada com Salvador Jorge Velho.

Fonte: WP

view all

Pascoal Leite Pais's Timeline