Álvaro Pires Cão

Is your surname Cão?

Research the Cão family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Álvaro Pires Cão

Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death:
Immediate Family:

Son of Gonçalo Afonso Cão; Pedro Cão and Isabel Martins
Husband of Brolanja da Nóbrega; Joana Vaz and Briolanja Nóbrega
Father of Catarina Dias Cão; Rui Cão; Heitor Cão; Rui Pires Cão and Briolanja Cão
Brother of Gonçalo Pires Cão; Iria Pires Cão; Mécia Cão; Maria Pires Cão and João Cão

Managed by: Private User
Last Updated:

About Álvaro Pires Cão

Álvaro Pires Cão (n. c. 1448), que recebeu ordens menores ao mesmo tempo que seu irmão, era escudeiro e morador em Vila Real quando, a 11-XI-1483, teve carta régia de requeredor das sisas de Vila Real.

Casou (§14) em primeiras núpcias com Joana Vaz, de quem teve:

V-l - Catarina Pires Cão, de que voltaremos a falar no §38.

V-2 - Rui Cão, que segue:

V-3 - Heitor Cão, que recebeu ordens menores a 31-III-1504 (§14), que, sendo escudeiro, embarcou para a Índia na armada de Diogo Lopes de Siqueira (9-IV-l508), e que, dizem os autores, casou em Lamas de Orelhão.

Álvaro Pires voltou a consorciar-se, cerca de 1490, com Briolanja da Nóbrega, irmã de seu cunhado Pedro Álvares da Nóbrega (§40, IV), ambos filhos de Gaspar da Nóbrega, de Vila Real, que lhe deu:

V-4 - Briolanja Cão, que segue no §39." (Fonte: SÃO PAYO, Luiz de Mello Vaz de - "O Descobridor do Congo e o Apelido Cão" (conclusão), publicado em "Raízes & Memórias" n.º 10 (Outubro de 1994), pág. 128 e 129).



Não emergir, para um outro que não me e nada…um historiador diz que nasceu em Évora Gayo diz Vila Real, tal como o seu pai. Seguimos Gayo.

Fidalgo da Casa Real(Nobiliário das Famílias de Portugal", Manuel José da Costa Felgueiras Gaio, Carvalhos de Basto, 2.ª Edição, Braga, 1989, Vol. III, p. 174 (Cães). Eu ia pelo Congalves Cão…

Seis dias depois 14.IV.1484, foi-lhe passado carta de enobrecimento, em que se atende não só os seus serviços, mas também aos de seu avô, Gonçalo Cão, no tempo de D. João I, nas lutas contra Castela, e aos de seu pai, Álvaro Fernandes Cão no reinado de D. Afonso V.

Feito nobre de cota das armas, “....os quais ele e os que dele descendem, por linha direita de legítimo matrimónio gerados, queremos e havemos por bem que tragam, pode usar as armas a que se referem na rub de Cão...” Em português moderno o documento que notabiliza o valoroso navegador:

«Dom João II …A quantos esta nossa carta virem fazemos saber que considerando nós como os virtuosos nosso Senhor para sempre outorga glória, e que assim em semelhança e imitação os bons Reis e príncipes, pois na terra, de sua mão não têm seu lugar e principado, devem dar honra aos que por virtude e serviços merecem, por onde os outros se chamem a bem fazer: Portanto, havendo nós respeito como Diogo Cão, Cavaleiro de nossa Casa, é dela merecedor assim pelos serviços que Gonçalo Cão, seu avó fez a El-Rei dom João…Dada na nossa vila de Santarém aos 14 dias do mês de Abril. Nicolau Eannes a dez, 1484», portanto tanto o Pai como o Avó, foram nobilitados…

http://afmata-tropicalia.blogspot.pt/2010/01/1-viagem-de-exploracao...


NFP - Caens §2 N2 e §4 N3

view all

Álvaro Pires Cão's Timeline