Amaro Gomes Coutinho

Is your surname Gomes Coutinho?

Research the Gomes Coutinho family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Amaro Gomes Coutinho

Birthdate:
Birthplace: Brazil
Death: August 21, 1817 (42-43)
Recife, Recife, PE, Brazil (Enforcado)
Place of Burial: Recife, Recife, PE, Brazil
Immediate Family:

Son of Cel. Amaro Gomes da Silva Coutinho, III and Cândida Rosa de Aragão, II
Husband of Ana Clara Coutinho
Brother of Rita Cândida de Aragão and Rosa Cândida Tenório de Aragão

Managed by: Claudete Cavalcanti de Araújo
Last Updated:

About Amaro Gomes Coutinho

Amaro Gomes Coutinho (Paraíba, c.1774 — Recife, 21 de agosto de 1817), foi um revolucionário brasileiro. Era coronel do regimento miliciano de brancos.

Biografia

Era rico proprietário de terras, filho do coronel Amaro Gomes da Silva Coutinho e cunhado do também revolucionário e futuro senador do Império Estêvão José Carneiro da Cunha.

Foi o principal chefe da Revolução Pernambucana (1817) na Paraíba. Iniciou o levante em Itabaiana e logo ganhou a capital, a 16 de março.

Derrotado o movimento pelas tropas governistas, e após a rendição, foi detido e enforcado no Recife em 21 de agosto de 1817, juntamente com seus companheiros Francisco José da Silveira e José Peregrino Xavier de Carvalho, Posteriormente foram esquartejados, e os membros amputados foram distribuídos e expostos em pontos estratégicos em João Pessoa, onde ficaram expostos

Fonte: WP

Engenhos da Paraíba do autor Fabio Arruda de Lima. Para esse autor o martir da Revolução é o pai e o pai é casado com a Ana Clara Coutinho.


Cavalheiro da Ordem de Cristo, coronel do regimento de milícias brancas de Pernambuco e proprietário na província, Amaro Gomes da Silva Coutinho é reconhecido historicamente pelo papel fundamental desempenhado na revolução pernambucana. Defensor aberto da independência desde dezembro de 1816, contribuiu com as suas qualidades militares para a independência de Itabaiana, em 14 de março de 1817, bem como para as insurreições que se seguiram em Taipu, liderada pelo padre Antônio Vieira, e na Paraíba, em 16 de março, com Estevão José da Cunha. Com a deposição das autoridades e a recém-conquistada liberdade pernambucana, Amaro Coutinho foi nomeado general pela Junta do Governo Provisório. Investido deste cargo, lutou intensamente contra a Restauração Monárquica, mas traído pelo seu próprio regimento, que o abandonou em combate, foi preso e remetido à Comissão Militar de Pernambuco. Em agosto de 1817 foi enforcado no campo da Honra Pernambucana e seu cadáver despedaçado e exposto publicamente.

Fonte: http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/s...

----------------------------

Segundo as "Notas..." das irmãs Borba,

"Este Amaro Gomes Coutinho Júnior, revolucionário de 1817, proprietário dos engenhos 'Tibiry', digo, 'Mereré', hoje com o nome de 'S. Salvador', em Goiana. Tendo vendido o engenho 'Mereré', comprou os engenhos 'Tibiry' e 'Mena' em Brejo de Areias (Paraíba) para onde havia se transferido e ali se fixou, aderindo depois ao movimento revolucionário de 1817. Casou com uma senhora de família paraibana. Segundo informações, deste casal descendem os Ribeiro Coutinho do Estado da Paraíba".

view all

Amaro Gomes Coutinho's Timeline

1774
1774
Brazil
1817
August 21, 1817
Age 43
Recife, Recife, PE, Brazil
????
Recife, Recife, PE, Brazil