Antônio Gonçalves da Cruz, Cruz Cabugá

Is your surname Gonçalves da Cruz?

Research the Gonçalves da Cruz family

Antônio Gonçalves da Cruz, Cruz Cabugá's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Antônio Gonçalves da Cruz, Cruz Cabugá

Birthdate:
Birthplace: Recife, Recife, PE, Brazil
Death: 1833 (57-58)
Bolivia, Plurinational State of
Immediate Family:

Husband of Ana Procópia América da Gama
Father of Ana Maria Procópia da Gama and Maria Ana Rais

Managed by: Private User
Last Updated:

About Antônio Gonçalves da Cruz, Cruz Cabugá

Antônio Gonçalves da Cruz (Recife, 1775[1] — Bolívia, 1833), mais conhecido como Cruz Cabugá, foi um revolucionário e embaixador brasileiro, peça importante da Revolução Pernambucana de 1817.[2]

Biografia
Nasceu no Recife no final do Século XVIII. Comerciante, tinha grande círculo de amizades, convidando para festas em sua residência, com o interesse de aliciar para a maçonaria[3]. Era um mulato rico, solteiro, farrista e apreciador dos prazeres da vida [4] O apelido "Cabugá" lhe foi posto na ourivesaria de seu pai, por conta de certa dificuldade de dicção dele.[1]

A Revolução Pernambucana eclodiu contra a corte portuguesa, e os revolucionários trataram de logo de consolidar e organizar a República. E, para presidir o Erário, foi nomeado o comerciante Antônio Gonçalves da Cruz Cabugá. O governador de Pernambuco Caetano Pinto de Miranda Montenegro foi deposto e Cruz Cabugá foi enviado como embaixador para os Estados Unidos em busca de reconhecimento da nova nação.

A missão nos Estados Unidos tinha 3 principais finalidades, além do reconhecimento do governo: conseguir dinheiro, conseguir armamento e entrar em contato com oficiais franceses partidários de Napoleão Bonaparte.

Em sua negociação, conseguiu que o americano Charles Ray fosse nomeado Cônsul-Geral dos Estados Unidos no Recife, o que dava uma feição oficial ao reconhecimento da nova nação.

Com a derrota do movimento revolucionário, Cruz Cabugá foi condenado à pena de morte, razão por que permaneceu nos Estados Unidos. Após a independência do Brasil, em 1822, teve a pena de morte revogada e se tornou Cônsul Geral do Brasil naquele país. Depois retornou ao Brasil, ficando no Rio de Janeiro. Foi, então, nomeado Cônsul Geral do Brasil na Bolívia, mudando-se para aquele país, onde morreu em 1833.

Fonte: WP

140- Engenho Araripe de Baixo – Sob a Invocação de Nossa Senhora do Ó - Araripe do Meio – sob a Invocação do Senhor Bom Jesus - do genealogista Fábio Arruda de Lima.

view all

Antônio Gonçalves da Cruz, Cruz Cabugá's Timeline

1775
1775
Recife, Recife, PE, Brazil
1833
1833
Age 58
Bolivia, Plurinational State of
????
Brazil
????
Brazil