Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, 1° Barão e 1º visconde de Torre de Garcia de Ávila

Is your surname Pires de Carvalho e Albuquerque?

Research the Pires de Carvalho e Albuquerque family

Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, 1° Barão e 1º visconde de Torre de Garcia de Ávila's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

About Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, 1° Barão e 1º visconde de Torre de Garcia de Ávila

SOVERAL, M. A. DE. Argollo Uma família brasileira de 1500: subsídios para a sua genealogia, para a dos Lobo de Souza e para a dos Góis. Disponível em: < https://www.soveral.info/mas/Argollo.htm>. Acesso: 01 jun. 2020.


Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, primeiro e único barão e visconde com grandeza da Torre de Garcia d'Ávila ComC (Salvador, 12 de fevereiro de 1785 — Salvador, 5 de dezembro de 1852), foi coronel do Regimento de Milícias e Marinha da Torre, na Casa da Torre, e organizou e comandou o exército libertador que lutou pela Independência do Brasil na Bahia. Filho do capitão-mor José Pires de Carvalho e Albuquerque e de D. Ana Maria de São José e Aragão.

Casou-se, em 28 de maio de 1834, com sua sobrinha D. Ana Maria de São José e Aragão, filha dos viscondes de Pirajá Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque e D. Maria Luísa de Teive e Argollo.

Títulos

Capitão de Ordenanças de Santo Amaro da Purificação; capitão-mor da Vila de Santo Amaro da Purificação; oficial Tesoureiro do Regimento de Artilharia da Cidade do Salvador; coronel do regimento de milícias e marinha da Torre; membro do conselho-geral da Bahia e secretário de Estado do governo do Brasil Colônia. Foi familiar do Santo Ofício; comendador da Ordem de Cristo; oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro; fidalgo cavaleiro da casa imperial; gentil-homem da câmara; oficial da Imperial Ordem de Avis; grande do Império.

Foi o último senhor e administrador do morgado da Casa da Torre. Foi pai, entre outros, do Dr. Garcia Dias Pires de Carvalho e Albuquerque, sucessor, senador e deputado à Constituinte, advogado, secretário do Governo da Bahia, que casou com sua prima D. Maria Capitulina de Teive e Argollo, com geração.

Fonte: WP


Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque - Coronel do Regimento de Milícias e Marinha da Torre, primeiro titular do Império do Brasil: No dia 1º de dezembro de 1822 recebeu o título de Barão da Torre de Garcia D'Avila, único título feito no dia da coroação de D. Pedro I e durante quase dois anos o único título brasileiro. Visconde, com Grandeza, a 12-X-1826. Casou-se com sua sobrinha Anna Maria de São José e Aragão, filha de seu irmão o Coronel de Linha Brigadeiro Graduado Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, Visconde de Pirajá e de sua mulher Maria Luiza Queiroz de Teive e Argolo.

Herói das lutas pela Independência do Brasil, havidas na Bahia: "... Coronel Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, Barão e depois Visconde da Torre de Garcia de Avila, seguiu para o seu Castelo, onde organizou e de onde comandou a base de operações do exercito libertador, renovando os relevantíssimos serviços que na invasão holandesa prestara seu avô Francisco de Avila ... . ". (TAUNAY, Affonso d'E. Grandes Vultos da Independência Brasileira, publicação comemorativa do Primeiro Centenário da Independência Nacional - Editora Melhoramentos. de S. Paulo. 1922, pp 153-159),

http://www.casadatorre.org.br/vtorre.htm

view all 11

Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, 1° Barão e 1º visconde de Torre de Garcia de Ávila's Timeline

1785
February 12, 1785
Salvador, State of Bahia, Brazil
1785
Salvador, State of Bahia, Brazil
1838
January 11, 1838
Salvador, State of Bahia, Brazil
1840
September 20, 1840
Salvador, State of Bahia, Brazil
1842
August 14, 1842
Salvador, State of Bahia, Brazil
1843
September 10, 1843
Salvador, State of Bahia, Brazil
1845
February 2, 1845
Salvador, State of Bahia, Brazil
1846
September 21, 1846
Salvador, State of Bahia, Brazil
1848
July 25, 1848
Salvador, State of Bahia, Brazil