Arcângela Gomes da Silveira

Is your surname Gomes da Silveira?

Research the Gomes da Silveira family

Arcângela Gomes da Silveira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Arcângela Gomes da Silveira

Also Known As: "Archangela da Silveira", "Arcângela Josefa da Silveira", "Archangela Josepha da Silveira"
Birthdate:
Birthplace: Brasil (Brazil)
Death: circa 1655 (41-58)
Immediate Family:

Daughter of Domingos Gomes da Silveira and Margarida Gomes da Silveira
Wife of Bento do Rego Bezerra and Francisco do Rêgo Barros, (1º) Sr Eng. Maciape
Mother of João do Rego Barros, Capitão-mor da Paraíba; Luis do Rêgo de Barros; Domingos da Anunciação, Frei; Mateus da Apresentação, Frei; Maria da Silveira and 1 other
Sister of Serafina de Morais; Ana Gomes da Silveira Valcácer and Serafim Silveira

Managed by: Private User
Last Updated:

About Arcângela Gomes da Silveira

http://familiasdebaturite.blogspot.com.br/2008/06/familia-silveira...."

No Roteiro dos Azevedo e outras famílias do Nordeste" de Sebastião de Azevedo Bastos, Joao Pessoa- Paraíba- 1954/1955.

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992 volume II paginas 482, 493. Cavaleiro da Ordem de Cristo.

61- Engenho Apipucos – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Madre de Deus – do genealogista Fábio Arruda de Lima.

150- Engenho Sob a Invocação dos Três Reis Magos - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Esse autor expõe argumentos não acreditando que Catarina Teodora Camelo Valcacer seja filha de Francisco Camelo Valcacer. Escreveu o autor: "Catarina Teodora Camelo Valcacer pode ser filha de qualquer um deles, mas não acredito que seja filha de Francisco Camelo Valcacer". Nasceu em 1630. Casada com seu primo Joao do Rego Barros, nascido em 1625, t. 27/09/1697, filho de Francisco do Rego Barros e Arandela Josefa da Silveira, esta nascida em 1595, neto materno de Domingos Gomes da Silveira e Maria Gomes da Silva, casamento em 8/5/1623, segundo Borges da Fonseca, 1o Provedor da Fazenda de Pernambuco, Fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo - Capitão-Mor e Governador da Paraíba entre 1663 e 1670. Foi nomeado Provedor por Carta Regia de 13/7/1675, Foi Capitao Mor da Paraíba, senhor em parte do Engenho dos Reis Magos da Paraíba, senhor de partes do Engenho Maciape - sob invocação das Chagas de Cristo e instituidor do vinculo da Igreja de Nossa Senhora do Pilar - sucessão do Engenho do Tres Reis Magos, por compra junto a Francisco Camelo Valcacer.

74- Engenho São João – Sob a Invocação de São João – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Francisco do Rego Barros Nasceu em torno de 1585 Casaco dom Arandela da Silveira, nasceu em torno de 1590, com sucessão nos Provedores da Fazenda Real e no Engenho Macipe da Freguesia de Sao Lourenco da Mata PE 74- Engenho São João – Sob a Invocação de São João – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Joao de Barros Rego. Aqui o autor diz que ele é desentroncado. Nasceu em torno de 1665 Faleceu em 28/12/1712 Capitao de Cavalos da Freguesia de Sao Lourenco da Mata patente de 5/3/1688 Vereador em 1685 e Juiz Ordinário de Olinda em 1691 Foi Cavaleiro da Ordem de Cristo Foi o instituidor da Colegiada da Santa Casa de Misericórdia de Olinda e temporariamente Provedor da Fazenda por falecimento de seu primo durante a menoridade de seu cunhado e sobrinho, ambos chamados Joao do Rego Barros. Por escritura publica passada por seu primo sucedeu no Engenho dos Reis da Paraíba para sustento das primas freiras do Convento de Santa Monica de Lisboa. Casou-se 3 vezes. Maria Vidal, 1a esposa, filha de Lopo Curado Garro e de sua mulher Isabel Ferreira, esta irmã de Andre Vidal de Negreiros. Casado com 2a esposa a tia Margarida Arandela Barreto, filha de Francisco do Rego Barros e de sua mulher Arcangela Josefa da Silveira. Casado com 3a esposa Mariana Cavalcante de Albuquerque filha de Joao Cavalcante de Albuquerque, o Bom , e de sua mulher Simoa Fragoso . Com sucessão apenas no 1o casamento. Maria que faleceu criança.

75- Engenho Maciape – sob a Invocação das Chagas de Cristo – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Arcangela da Silveira de Morais filha de Domingos da Silveira e Margarida Gomes da Silva. Nasceu em 1595. Casada com Francisco do Rego Barros . O filho João do Rego Barros nasceu cerca de 1625 e casou-se com Catarina Teodora Valcacer que nasceu em 1624.

158- Engenho Pindoba – sob a Invocação de São Gonçalo- - do genealogista Fábio Arruda de Lima.

159- Engenho Velho – sob a Invocação do Salvador do Mundo ou São Salvador - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Arcângela da Silveira (nasceu em 1600 & 8/5/1623). Casada com 1o marido Francisco do Rego Barros e 2o marido Bento do Rego Bezerra. Pais de Gov Joao do Rego Barros nasceu em 1624 casado com Catarina Teodora Alcácer nascida em 1624, filha de Jorge Camelo Valcacer e de sua mulher Isabel Cardoso.

"Pelos Caminhos da Familia Macedo-do Sertão do Paó ao Seridó". do autor Eliton S. Medeiros Vol III Serifa Editora de Livros Ltda- 2021.

view all

Arcângela Gomes da Silveira's Timeline