Bárbara Maria do Carmo Brandão, baronesa de Diamantino

public profile

Bárbara Maria do Carmo Brandão, baronesa de Diamantino's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Bárbara Maria do Carmo Brandão, baronesa de Diamantino

Birthdate:
Birthplace: Cuiabá, Cuiabá, MT, Brazil
Death: December 20, 1878 (32)
Immediate Family:

Daughter of João Gualberto de Mattos and Mariana Amélia Brandão
Wife of Herculano Carlos Ferreira Penna and Antônio Cerqueira Caldas, barão de Diamantino
Mother of Amélia de Cerqueira Caldas
Sister of João Brandão and Antonio Luiz Brandão, Neto

Managed by: Private User
Last Updated:

About Bárbara Maria do Carmo Brandão, baronesa de Diamantino

BARONEZA DE DIAMANTINO

"(...) D. Bárbara, que veio a morrer Baroneza de Diamantino, da mesma linhagem dos Gaudie, que teve por primeiro marido a Herculano Ferreira Penna, filho do homonymo Conselheiro que governou a Província.

Desta ultima, guardam os contemporâneos, ainda existentes, memória da fascinante graça, alliada á elegância das prendas de salão, com que, em solteira e, depois na sua viuvez, após o ephemero período das primeiras nupcias, deslumbrou a sociedade do seu tempo.

Criada mimosamente no lar do seu avô, o velho Brigadeiro Brandão, pois perdera muito pequena a que lhe dera o ser, convolando-lhe o pai a novo thalamo, — D. Babita, como era mais conhecida, — teve aprimorada educação, que mais lhe realçava os dotes naturaes. Preiteavam-lhe homenagem, rendidos aos seus amavios de viuvinha juveníssima, as mais importantes figuras do tempo. Na teia de seus olhares urdiu-se muito caso novellesco e sentimental, desfechado um em acintosa transferência de alto funccionario civil e outro em ruidoso processo contra um juiz, recalcitrante no culto de Eros. São recontos de hontem, muitos de cujos protagonistas vivem ainda. Não vai mal em que se diga, entanto, inédito episodio interessantíssimo, que a tradição de família conserva ciosamente. Refiro-me ao fado de haver-se deixado enfeitiçar á vista do simples retrato da linda cuyabana, solicitando-lhe a mão, em expressiva carta, um dos nomes consagrados das nossas letras, militar distinctissimo, engenheiro, político e fidalgo, em evidencia no segundo reinado, muito ligado, pela sua vida e pela sua obra, á terra matogrossense... Baldou-se-lhe o intento, porem, ao que refere a chronica familiar, devido ás informações tendenciosas habilmente manejadas por quem tinha interesse em fazer da bella viúva Penna a titular do baronato de Diamantino. De outros e vários nomes fala a chronica, que fôra assaz longo referir. De longe em longe reponta, nas nossas memórias oraes, uma figura heráldica, discretamente nimbada pelo prestigio romântico de belleza — desse indicio divino que á vil argilla humana evoca a sua nobre ascendência. E que este ligeiro cavaco, na sua apparente superficialidade, no seu frívolo aspecto exterior, recorde, num symbolo flagrante, a visão dessas cuyabanas que, ás graças do physico souberam juntar as do espírito, lembrando ás nossas patrícias de hoje que ellas são a progênie dessa raça illustre, que desabrochou em florações de belleza, para gáudio dos olhos e alegria dos corações — A thing of beauty, — dizia Ruskin — is a joy for ever... Fevereiro, 1928".

(GENTE E COISAS DE ANTANHO, Crônicas - 1924-1934, Cuiabá/MT, José de Mesquita, pág. 112/113) http://www.jmesquita.brtdata.com.br/1978_Gente%20e%20Coisas%20de%20...

view all

Bárbara Maria do Carmo Brandão, baronesa de Diamantino's Timeline

1846
July 16, 1846
Cuiabá, Cuiabá, MT, Brazil
1876
February 16, 1876
Cuiabá, Cuiabá, MT, Brazil
1878
December 20, 1878
Age 32