Bernardo Côrte-Real, alcaide-mór de Tavira

Is your surname Côrte-Real?

Research the Côrte-Real family

Bernardo Côrte-Real, alcaide-mór de Tavira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Bernardo Côrte-Real, alcaide-mór de Tavira

Bernardo Corte-Real [1] (1490-1561?) foi alcaide de Tavira de 1537 a 1561.

Era filho de Vasco Anes Corte Real (II), navegador, e capitão-donatário da Ilha Terceira a quem sucedeu na alcaiadaria de Tavira.[2]

O seu nome aparece como réu numa sentença régia de João III como tendo violado o princípio de que os alcaides não podiam assistir às reuniões da vereação da câmara.[3][4]

Do casamento da sua filha Joana de Meneses com Martim Correia da Silva (I) , descendente dos senhores da Torre da Murta este último sucedeu-lhe na titularidade da alcaidaria.

Sobre Bernardo Corte-Real escreve Gaspar Frutuoso nas suas Saudades da Terra [5], livro V :

…[%E2%80%A6muito fidalgo e nobre de condição, grande muzico e tangedor de viola, e de muito gentil voz. e bom latino, sabia bem fallar francez e italiano. Foi alcaide Mõr de Tavila do Algarve, e casado com D. Maria de Menezes, irmã de D. Jorge Telles de Menezes. Era também grande cavalleiro, muito airoso, forte e bom cavalgador…]…

https://www.wikiwand.com/pt/Bernardo_Corte-Real ver as fotos

23- Engenho da Jurissaca – Sob a Invocação de São João Batista - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Joana de Castro, 1a esposa de D. Francisco de Sousa (casou 2 vezes) filho de D. Pedro de Sousa 3o Senhor de Beringel, Governador e Capitão General da Bahia em 1591. Joana de Castro, filha de D. Rodrigo de Castro Sr do Morgado do Torrão a que chamaram o hombrinhos, irmão inteiro de D. Leonor de Castro, Marquesa de Lombai, mulher de São Francisco de Borja. Joana de Castro teve 4 filhos: 1- D. Antonio de Sousa que segue abaixo 2- D. Francisco de Sousa - morreu moço 3- D. João de Sousa Religioso de Santo Agostinho 4- D. Angela, freira em Beja. D. Antonio de Sousa sucedeu na Casa, foi Comendador de Santa Marta de Viana do Lima na Ordem de Cristo, serviu na Armada e no Brasil. Estando na sua Quinta de Azeitão em 1631 fez o seu codicilo (e no dito ano se presume que morreu) e se mandou enterra na sua Capela que tem a sua casa no Convento de São Domingos de Azeitão. Casou com D. Maria de Meneses filha de D. Joao Telo de Menezes, Comendador de Sande, e de s. m. D. Catarina de Meneses Dama da Rainha d. Catarina, filha de Bernardo Corte-Real Alcaide Mor de Tavira.