Cristóvão de Moura, 1.º Marques de Castelo Rodrigo

Is your surname de Moura?

Research the de Moura family

Cristóvão de Moura, 1.º Marques de Castelo Rodrigo's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Cristóvão de Moura, 1.º Marques de Castelo Rodrigo

Also Known As: "Christóvão de Moura"
Birthdate:
Birthplace: Lisbon, Lisbon, Portugal
Death: circa 1613 (65-83)
Madrid, Madrid, Community of Madrid, Spain
Immediate Family:

Son of Pedro de Moura and Mécia de Abreu
Husband of D. Margarida Corte-Real
Brother of Manuel de Moura; Brites de Moura and Fernando de Moura

Managed by: Private User
Last Updated:

About Cristóvão de Moura, 1.º Marques de Castelo Rodrigo

seja como for estive a ver o meu perfil…e para o meterem aqui, meteram-no na arvore da minha ex-mulher…estas coisas não se fazem, pois estragam toda uma ascendência e uma descendência…

Cristóvão de Moura e Távora (Lisboa, 1538 - Madrid, 1613) foi um fidalgo português, líder do partido espanhol aquando da crise de sucessão de 1580.

Biografia

Era filho de Luís de Moura, Alcaide-mor de Castelo Rodrigo, e de sua esposa, Brites de Távora, esta filha de Cristóvão de Távora, 2º senhor do morgado de Caparica, e de sua esposa, Francisca de Sousa.

Estabelecido em Espanha desde 1554, e reconhecido por sua inteligência e perspicácia, foi o responsável pela diplomacia de Filipe II de Espanha junto à nobreza portuguesa, alimentando as rivalidades políticas entre o Prior do Crato e o Duque de Bragança, e cooptando personagens-chave da sociedade e do governo para a causa do soberano espanhol.

Com a ascensão de Filipe II ao trono português, integrou o Conselho de Portugal, um colegiado de cinco membros que assessorava permanentemente o soberano nas questões referentes ao governo deste reino. Entre outras benesses, o soberano recompensou os seus serviços, concedendo-lhe por mercê o cargo de vedor da Fazenda (10 de Abril de 1581) e, posteriormente, outorgando-lhe o título de 1º Conde de Castelo Rodrigo (1594).

O seu filho e sucessor, Filipe III de Espanha, por sua vez, elevou-o a 1º Marquês de Castelo Rodrigo (1600). Este soberano dissolveu o Conselho estabelecido por seu pai e nomeou D. Cristóvão de Moura como vice-rei de Portugal, função que exerceu por três períodos: de 29 de Janeiro de 1600 a 1603, novamente em 1603, e de Fevereiro de 1608 a 1612.

O governo do Marquês de Castelo Rodrigo não foi bem aceite pelos portugueses. Os elevados impostos que lançou nesta época de dificuldades financeiras, aprofundaram a rejeição à sua actuação.

Cristóvão de Moura foi casado com Margarida Corte-Real, herdeira da Capitania de Angra, na ilha Terceira, Açores, que estava na posse de Vasco Anes Corte-Real seu pai. Tendo, no pacto celebrado para o casamento, adoptado o apelido Corte-Real, o qual foi mantido pelos seus descendentes. Na cidade de Angra do Heroísmo, a Rua do Marquês lembra o lugar onde se erguiam as casas do Marquês de Castelo Rodrigo.

Títulos

Feito conde de Castelo Rodrigo por D. Filipe I em 1594, como recompensa aos serviços prestados por este gentil-homem português à causa espanhola durante a crise de sucessão de 1580.

O título foi extinto pela elevação do conde a 1.º marquês de Castelo Rodrigo, título criado por carta de 29 de Janeiro de 1600 de D. Filipe II.

Descendência

De sua mulher D. Margarida Corte-Real teve:

D. Manuel de Moura Corte Real, 2.º marquês de Castelo Rodrigo casado com D. Leonor de Melo, filha de D. Nuno Álvares Pereira de Melo, 3.º conde de Tentúgal.Passou a Espanha tendo sido desaoturado de todas as honras e privilégios. D. Margarida Coutinho casada com Manrique de Silva, 1.º marquês de Gouveia,de quem não deixou descendencia. D. Maria de Mendonça casada com D. Afonso de Portugal, 5.º conde de Vimioso, 1.º marquês de Aguiar ,em quem recaíu a representação patrimonial e genealógica. D. Beatriz de Moura casada com Fernando Enríquez, Duque de Alcala de los Gazules, vice-rei de Catalunha De Ana Afonso teve:

Inês Afonso de Moura

Fonte: WP

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992. volume II pagina 426. Marquez de Castello Rodrigo, grande valido de D. Felipe 2o de Castella.

view all

Cristóvão de Moura, 1.º Marques de Castelo Rodrigo's Timeline

1538
1538
Lisbon, Lisbon, Portugal
1613
1613
Age 75
Madrid, Madrid, Community of Madrid, Spain