Félix Xavier da Cunha

public profile

您也姓Xavier da Cunha吗?

考证Xavier da Cunha氏源流

Félix Xavier da Cunha的个人主页

Records for Félix Xavier da Cunha

1,303 Records

与你的亲人和朋友分享你的家族树和家庭相册

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Félix Xavier da Cunha

生日 (31)
出生地 Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
逝世 1865年2月21日 (31)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil (tuberculose)
直接亲属

Francisco Xavier da CunhaMaria Quitéria de Castro之子
Josefina Pinto Bandeira的丈夫
Godofredo Xavier da Cunha之父
Francisco Xavier da Cunha, Filho的兄弟

管理员 Ivete Bandeira Portella
最近更新

About Félix Xavier da Cunha

Félix Xavier da Cunha (Porto Alegre, 16 de setembro de 1833 — Porto Alegre, 21 de fevereiro de 1865) foi um poeta, advogado, jornalista, escritor e político brasileiro.

Filho do Brigadeiro Francisco Xavier da Cunha, que morreu em combate com os farroupilhas quando tinha 6 anos, e irmão de Francisco Xavier da Cunha.

Formou-se em direito na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1854. Foi chefe de Polícia e advogado em Porto Alegre. Foi presidente da Beneficência Porto-Alegrense em 1857. Era casado com Josefina Bandeira, filha de Vasco Pinto Bandeira e Ana Carolina Silva Bandeira, foi pai de Godofredo Xavier da Cunha, ministro do Supremo Tribunal Federal.

Enquanto estudante em São Paulo, colaborou com a Revista Mensal do Ensaio Filosófico Paulistano, na Revista Literária, na revista do Ateneu Paulista, no O Acaiaba e na revista A Propaganda.

Fundou o semanário O Guaíba (1856-1858), o primeiro periódico literário de destaque a ser publicado em Porto Alegre. Também escreveu comprou o jornal Mercantil, subtituindo João Cândido Gomes, escrevendo com Carlos Jansen e Pedro Antônio de Miranda.

Foi deputado provincial a partir de 1856. É considerado grande rearticulador do Partido Liberal no Rio Grande do Sul, ao lado de Manuel Luís Osório e Gaspar Silveira Martins. Seu irmão Francisco também fez parte do partido, também tendo sido eleito deputado em 1877.

Um desentendimento com Lopes Teixeira, na câmara, levou à divisão do Partido Liberal: os liberais históricos, à que ele se uniu, e os liberais progressistas, com Lopes Teixeira.

Faleceu vítima de tuberculose. É patrono da cadeira 3 da Academia Rio-Grandense de Letras.

Fonte: WP

查看全部

Félix Xavier da Cunha的年谱

1833
1833年9月16日
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
1860
1860年2月25日
26岁
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
1865
1865年2月21日
31岁
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil