Fernão Camelo Pereira

Is your surname Camelo Pereira?

Research the Camelo Pereira family

Fernão Camelo Pereira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Fernão Camelo Pereira

Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death:
Immediate Family:

Son of Álvaro Camelo Pereira and Isabel Camelo Castelo Branco
Husband of Beatriz Cordeiro
Father of Gaspar Camelo Pereira; Diogo Camelo Pereira; Leonor Camelo Pereira; Henrique Camelo Pereira and Beatriz Camelo Pereira
Brother of Rui de Sousa Camelo and João Álvares Camelo

Occupation: Comendador de Vila Cova e Fidalgo de Casa de El-Rei
Managed by: Private User
Last Updated:

àcerca (Português (Portugal))

Fernão Camelo Pereira - Passou a São Miguel "para onde partiu da vila de Castelo-Branco com grande fausto de cavalos e escravos", no tempo do capitão Rui Gonçalves da Câmara (1474), onde, segundo Frutuoso, tinha 60 moios de rendas.

Escudeiro fidalgo da Casa Real, com 1600 reis de moradia. Escrivão do almoxarifado e alfândega de São Miguel, ofício a que renunciou na pessoa de Sebastião Rodrigues Panchina, por um instrumento judicial lavrado em São Miguel pelo tabelião Gaspar de Freitas a 15.9.1517, sendo passada a carta régia ao dito Sebastião Rodrigues, em Almeirim, a 4.5.1523.

Casado em São Miguel com Leonor Cordeiro - vid. TEIVE, $ 4°/A, n°8-.

Filhos:

  • Jorge Camelo Pereira, nascido em São Miguel e " "morreu no serviço de el-Rei, capitão de uma nau da Índia" ou, segundo outro testemunho, "servio muitos anos na Índia, aonde passou por Capitão de uma Nau e foi Capitão em Cochim, e hindo em tempo do Vice Rei D. Constantino de Bragança com huma Armada as Ilhas de Maldiva, foi morto, e acanaveado pelos inimigos depois de pelejar com valor" . Fidalgo da Casa Real e fidalgo de cota de armas, por carta de brasão de 29.1.1515: um escudo com as armas de Camelo e por diferença uma merleta preta; elmo de prata, aberto, guarnecido de ouro, paquife de prata e azul; timbre, um pescoço de camelo com cabeça de sua côr.
  • Manuel Camelo Pereira, o qual "indo por capitão de nau da Índia passarão além dela e com os trabalhos de comprida viagem, ainda que ele e seis ou sete companheiros seus, somente escaparam no mar, saindo e desembarcando em terra, morreram logo todos"
  • Pedro Camelo Pereira, cavaleiro da Casa Real (1550), 3° mamposteiro-mor dos cativos das ilhas de São Miguel e Santa Maria, ofício para o qual teve lembrança de 2.8.1535, para poder passar à pessoa que casasse com a sua sobrinha Leonor Camelo Pereira, mas antes, por alvará de 4.4.1534, renunciou aos ofícios em seu irmão Gaspar Camelo Pereira que o exerceu interinamente até sua filha Leonor casasse com Álvaro Martins. Servindo a el-Rei em uma armada, tendo briga com uns franceses, havendo tiros de parte a parte, com a pólvora e fogo ficou cego: pelo que lhe fez el-Rei mercês das Pensões de todas estas ilhas dos Açores e da saboaria da ilha de São Miguel. Casado pela 1° vez com D. Maria de Alpoim. Sem geração. E pela 2° vez com D. Maria, a qual depois da morte dele casou com o licenciado Luís da Rocha, de Viana, ouvidor que foi do Capitão desta ilha, e depois provedor da Fazenda de el-Rey na comarca de Bragança onde faleceu.

  • Gaspar Camelo Pereira, que segue.
  • Diogo Camelo Pereira, falecido na Índia. Escrivão dos orfãos de Abrantes. Casado em Abrantes com Beatriz Baxo de Mendanha, filha de Cristovão Baxo de Mendanha e de Margarida Nunes Caldeira. Com geração.
  • Henrique Camelo Pereira, cavaleiro da Casa Real (1550). Casado pela 1° vez com Alda Gago - vid. GAGO - $1°, n°6-. E 2° vez com F....
  • D. Leonor Camelo Pereira, casada com Pedro Afonso da Costa Cogumbreiro - vid. COSTA. $ 2°, n°3 -.
  • D. Beatriz Camelo Pereira, falecida na sua quinta do Varadouro, na Vila Nova, Terceira, a 15.3.1574(sepultada na Ermida de Nossa Senhora da Ajuda). Casada com Pedro Homem da Costa - vid. HOMEM, $ 2, n° 7-. Sem geração.

Volume II: CAMELO, $ 1, N 1, pág 728

Genealogias da Ilha Terceira

Antônio Ornelas Mendes e Jorge Forjaz