Fernão Mascarenhas, Comendador de Aljustrel

Ваша фамилия Mascarenhas?

Исследование фамилии Mascarenhas

Поделитесь своим генеалогическим древом и фотографиями с людьми, которых вы знаете и любите

  • Стройте своё генеалогическое древо онлайн
  • Обменивайтесь фотографиями и видео
  • Технология Smart Matching™
  • Бесплатно!

About Fernão Mascarenhas, Comendador de Aljustrel

Fernão Mascarenhas, Moço Fidalgo em 1462, que veio a suceder a seu pai na comenda de Aljustrel, referido nesta qualidade em Abril de 1481.

Casou com Isabel da Silva, tendo desta união nascido, entre outros, o seu filho Martim Vaz Mascarenhas III, e duas filhas Beatriz da Silva, mulher de Álvaro de Mendonça, comendador de Torrão na Ordem de Santiago e Maria de Meneses, mulher de Rui de Melo, comendador de Longroiva na Ordem de Cristo.



Fernão Mascarenhas, Moço Fidalgo em 1462 (84), que veio a suceder a seu pai na comenda de Aljustrel, referido nesta qualidade em Abril de 1481 (85). Casou com Isabel da Silva (86), tendo desta união nascido, entre outros, o seu filho Martim Vaz Mascarenhas III, e duas filhas Beatriz da Silva, mulher de Álvaro de Mendonça, comendador de Torrão na Ordem de Santiago e Maria de Meneses, mulher de Rui de Melo, comendador de Longroiva na Ordem de Cristo.

84 Referido nesta qualidade no Livro das Moradias da Casa de D. Afonso V. SOUSA, D. António Caetano de – Provas de História Genealógica da Casa Real Portuguesa. Coimbra: Atlântida Livraria Editora, Tomo II, 1ª pt., p. 50.

85 Referido numa carta de nomeação de um seu criado, Diogo Coelho, para o cargo de escrivão das sisas régias de Aljustrel. IAN/TT., Chancelaria de D. Afonso V, Livro 26, fl. 35

86 Filha de João da Silva, camareiro-mor de D. João II, alcaide-mor de Montemor-o-Velho, e de D. Branca Coutinho, dama de D. Maria, irmã de D. João II. Livro de Linhagens do Séc. XVI, (introdução de António Machado de Faria), Fontes Narrativas da História Portuguesa, nº 3, Lisboa: Academia Portuguesa de História, 1956, p. 125 e pp. 297-298; GAYO, Felgueiras – Nobiliário de Famílias de Portugal. Braga: Edição de Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo, 1938-1941, Tomo XVIII, p. 87 e p. 147, Tomo XXVII, p. 14.