Fidêncio José Ortiz da Silva

Is your surname Ortiz da Silva?

Research the Ortiz da Silva family

Fidêncio José Ortiz da Silva's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Fidêncio José Ortiz da Silva

Birthdate:
Birthplace: Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: February 10, 1864 (72-81)
Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil (Morreu após uma queda de cavalo)
Immediate Family:

Son of José Ortiz da Silva and Maria Josefa de Araújo
Brother of Ana Florinda Ortiz; Olivério José Ortiz; Águeda Joaquina d'Araújo and Maria Bernadete de Camargo

Managed by: Private User
Last Updated:

About Fidêncio José Ortiz da Silva

Fidêncio José Ortiz da Silva (Rio Pardo, 1787 - Caçapava do Sul, 10 de fevereiro de 1864) foi um padre, fazendeiro e político brasileiro.

Veio menino para Caçapava, junto com seus pais. Foi o responsável pelas obras da igreja matriz de Caçapava do Sul, começadas em 15 de agosto de 1815, em homenagem a Nossa Senhora da Assunção, onde ele dirigia os trabalhos, orientando operários e escravos na obra do prédio em estilo barroco-colonial. Em 1832 foi nomeado vigário eclesiástico, tendo atuado em São Gabriel, Santana da Boa Vista, Bagé e Alegrete, durante 26 anos.

Foi eleito deputado provincial, junto com seu irmão brigadeiro Olivério José Ortiz, para a 1ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial do Rio Grande do Sul.

Quando começou a Revolução Farroupilha aderiu ao movimento. Foi ele que celebrou a missa solene que proclamou a cidade de Caçapava do Sul, como nova sede do governo revolucionário.

Durante a revolução, os farroupilhas decidiram separar-se da corte completamente, inclusive nomearam um Vigário Apostólico, o padre Francisco Chagas, que negou obediência ao bispo do Rio de Janeiro, criando um cisma na igreja católica no Rio Grande do Sul. Após o fim da revolução, o padre Fidêncio foi encarregado pelo bispo do Rio a rever todos os atos e documentos sancionados pelo padre Chagas, considerados ilegais. Nesta época foi elevado a Visitador Diocesano para as comarcas de Caçapava, Alegrete, Uruguaiana, Santa Maria da Boca do Monte e Missões, localidades que visitava anualmente para crismar fiéis. Aposentou-se aos 72 anos e foi viver na estância da Figueira, em Caçapava.

Morreu após uma queda de cavalo. Seus bens ficaram para afilhados e pessoas pobres do município. Era rico por herança da família que possuía léguas de campos nas margens do rio Capivari, em Rio Pardo e também nas nascentes do rio Irapuá, Guarda Velha e margens do rio Camaquã.

Fonte: WP

view all

Fidêncio José Ortiz da Silva's Timeline

1787
1787
Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
1864
February 10, 1864
Age 77
Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil