Francisco Normélio Menz 'Nôno'

Is your surname Menz?

Research the Menz family

Francisco Normélio Menz 'Nôno''s Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Francisco Normélio Menz

Birthdate:
Death: June 29, 1998 (70)
Immediate Family:

Son of Josef Menz, III "Sepp" and Maria Susanna LeDur Menz
Brother of Private; Afonso Roque Menz; João Valentim Menz; Private; Private and 3 others

Managed by: Carlos Frederico Menz
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Francisco Normélio Menz 'Nôno'

Nôno foi uma pessoa doente. Era epilético, doença que nele se manifestava a partir de sintomas descritos como "pés e mãos frias" e uma vermelhidão da pele, seguidos das convulsões típicas. A doença começou a se manifestar a partir da puberdade (CHB).

Além disto, freqüentemente era acometido de uma ansiedade intensa e incontrolável, que o impulsionava a caminhar sem rumo durante a noite. Por ignorarem a razão de seu mal e em razão de uma certa agressividade que demonstrava, chegou a ser internado no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. Outra feita, foi levado para Santa Cruz do Sul para ser submetido à "Wasserkur", i. é, tratamento de cura pela água, então muito em voga. Tudo em vão (CHB).

Tornou-se folclórica em Bom Princípio a vez que Normélio, assistindo um jogo de futebol, e irritado com o resultado da partida, invadiu o campo com um facão, botando jogadores, juíz e bandeirinhas a correr. Nem mesmo da torcida teve alguém com coragem suficiente para enfrentá-lo (Marcos Schmitz).

Normélio piorou muito a partir do segundo casamento do pai, pois era-lhe impensável que a mãe pudesse ser substituída por outra mulher. Instalou-se, a partir de então, um processo de desagregação mental, explicado como resultado da atuação dos padres das Santas Missões, que passaram pela localidade de Humaitá. A filosofia pregada aos fiéis tornaria impossível a aceitação de um segundo casamento para uma pessoa na idade de Josef, seu pai (VEH).

Normélio passou a isolar-se cada vez mais. Tornou-se casmurro, sorumbático, ensimesmado e emocionalmente instável, de modo que o próprio pai tinha medo dele.

Resultado é que, solteiro, acabou morando sozinho.

Certa feita, quando preparava uma refeição junto ao fogão à lenha, teve um dos seus costumeiros ataques, caindo sobre a chapa quente do fogão, onde literalmente assou vivo, com queimaduras horríveis.

Ainda o encontraram com vida, sofrendo dores intensas e permanecendo cerca de 15 dias no hospital, para só então falecer.

Walter Menz II

view all

Francisco Normélio Menz 'Nôno''s Timeline