Francisco de Paula de Azeredo Teixeira de Carvalho, 1.º Visconde e 1.º Conde de Samodães

Is your surname Teixeira de Carvalho?

Research the Teixeira de Carvalho family

Francisco de Paula de Azeredo Teixeira de Carvalho, 1.º Visconde e 1.º Conde de Samodães's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Francisco de Paula de Azeredo Teixeira de Carvalho, 1.º Visconde e 1.º Conde de Samodães

Birthdate:
Birthplace: Samodães, Lamego, Viseu
Death: November 09, 1857 (87)
Samodães, Lamego, Viseu
Immediate Family:

Son of Francisco Antonio De Carvalho Teixeira De Albuquerque e Costa and Joaquina Leocádia de Azeredo Leite e Albuquerque, Senhora da casa de Quintião
Husband of Maria do Carmo de Lemos Teixeira de Aguilar
Father of Francisco de Paula de Azeredo Teixeira de Aguilar de Aguilar, 2.º conde de Samodães; António Henrique de Azeredo; Maria Madalena and Maria José de Almeida Manuel de Vilhena
Brother of Marianna Cazimira De Azeredo Teixeira De Carvalho

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About Francisco de Paula de Azeredo Teixeira de Carvalho, 1.º Visconde e 1.º Conde de Samodães

O Coronel FRANCISCO DE PAULA AZEREDO TEIXEIRA DE CARVALHO nasce a 14 de janeiro de 1770, em Samodães, Lamego, o 7.º filho de Francisco António Teixeira de Carvalho e de D. Joaquina Leocádia d’Azeredo Leite e Albuquerque. Em 1785, inicia os estudos em direito canónico na Universidade de Coimbra.

Em janeiro de 1792, ele, com 22 anos, e o irmão, Bernardo Correia de Azevedo, desejavam assentar praça de cadetes no Regimento de Cavalaria de Almeida, mas como não havia vagas e com lista de espera, a 31 do mês assentam praça no Regimento de Infantaria de Almeida, sendo ambos colocados na companhia de Granadeiros. Francisco de Paula é reconhecido cadete a 14 de Maio.

Em 1796, Francisco é porta bandeira. No ano seguinte, a 4 de abril, é promovido a alferes de granadeiros. 7 anos depois, a 15 de agosto de 1805, é promovido tenente da 5.ª companhia do regimento.

Após a restauração, é promovido a capitão do agora Regimento de Infantaria n.º 23, a 14 de janeiro de 1809, e pouco depois é nomeado major da brigada de Lecor, destacado do regimento.

Em 21 de agosto de 1812, é promovido a sargento mor. Comanda o regimento em Salamanca, tendo dois cavalos mortos e duas balas que lhe levaram a espada e a barretina. A 21 de junho de 1813, na batalha de Vitória, é gravemente ferido numa perna, já no fim da ação, por ação dos tiros da artilharia francesa. É graduado em tenente coronel, pela distinção na batalha, não participando mais na campanha.

Passa, com 45 anos, à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe, como coronel adido, a ser empregado como convier, tomando já no Rio de Janeiro o comando do 2.º Regimento de Infantaria.

http://dvr18151823.blogspot.com/2016/01/2-brigada-de-voluntarios-re...

view all

Francisco de Paula de Azeredo Teixeira de Carvalho, 1.º Visconde e 1.º Conde de Samodães's Timeline