Gabriela Antonina Mata Machado

Is your surname Mata Machado?

Research the Mata Machado family

Gabriela Antonina Mata Machado's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Gabriela Antonina Mata Machado

Birthdate:
Birthplace: Diamantina, Minas Gerais, Brazil
Death: circa 1925 (65-82)
Diamantina, Minas Gerais, Brazil
Immediate Family:

Daughter of João da Matta Machado and Amélia Senhorinha Caldeira Brant
Wife of Francisco Correia Ferreira Rabello
Sister of João da Mata Machado, Jr.; Álvaro da Mata Machado; Augusto da Mata Machado; Virgínia Amélia da Matta Machado; Pedro da Matta Machado and 2 others

Managed by: Nivea Nunes Dias
Last Updated:

About Gabriela Antonina Mata Machado

Conhecida como tia "Inhá" pelos Matta Machado, era chamada de "Mãe-outra" pelos Rabelo Mourão. Isto porque todos chamavam de mamãe Amélia a avó Amélia Senhorinha. Dona Gabriela também trabalhou na Fábrica de Fiação e Tecidos Santa Bárbara como guardiã das moças tecelãs. Criou também o sobrinho Moacir da Mata Machado.

Fontes Fonte Memórias Compilado e Publicado por Fernando da Mata Machado Dados

   Texto da Fonte: Era mignom e graciosa e teve muitos pretendentes. Primeiro seu tio materno Augusto Caldeira, ao qual desenganou, dizendo-lhe: 'Tio é para se tomar benção e respeitar.' Depois, apareceu um certo tenento do exército e disse ao avô: 'Seu João da Matta, eu resolvi mudar de estado e sua filha me convém.' Ao que o papai Matta respondeu-lhe "na bucha": 'A minha filha lhe convém, mas o senhor não me convém 

Fonte A Saga dos Mourão (Edição do Autor ) Dados

   Texto da Fonte: É certo que falava francês, tocava piano e fazia poesias e quadrinhas como esta, quando recebeu carta dizendo da chegada de seu filho Gabriel: "Esta folha de papel, que tão boas novas traz, Ora, viva Gabriel, Que cabeça de rapaz!" A vida do casal era boa e sofisticada. Com a morte prematura do marido, passaram consideráveis dificuldades. 

Fonte Minha Vida de Menina Dados

   Texto da Fonte: Terça-feira, 10 de dezembro [de 1895] Quando vovó se mudou para a Rua Direita, eu me acostumei a passar as tardes na casa de Dona Gabriela. Como Catãozinho e Ramalho moram lá, passo as noites na prosa com eles, todo a família sentada na pedreira da rua. Clélia, Edésia e Nícia demoram ali pouco tempo e entram para dentro para estudar. Catãozinho e os outros me dizem: "Não precisa estudar não; fica aí. Nós te levamos às nove horas." Voltando ao exame. Na prova escrita Clélia me deu o borrão dela e eu copiei. na oral, nos quinze minutos que temos, Clélia me levou para o canto do outro salão e disse: "Helena, preste atenção, pelo amor de Deus, estes quinze minutos, que você faz um exame bom." Explicou-me os teoremas com tanta clareza, que da segunda vez eu repeti para ela muito bem. Fiu para a pedra. Catãozinho me conhecendo muito bem e sabendo que eu me fio só na memória disse: "Você quer que eu lhe faça perguntas ou quer expor o ponto?" Respondi que preferia expor e expus, um atrás do outro, os três teoremas, sem ele dizer uma palavra. Acabada a exposição ele virou para os outros examinadores e disse: "Eu estou satisfeito. Vocês querem fazer alguma pergunta?" Eles responderam que não. À noite, na casa de Dona Gabriela, Catãozinho me disse: "Olhe, eu não lhe dei distinção porque você é muito vadia durante o ano. Mas não pude deixar de lhe dar plenamenteI. Está satisfeita?" Que é que eu havia de responder? 
view all

Gabriela Antonina Mata Machado's Timeline

1851
1851
Diamantina, Minas Gerais, Brazil
1925
1925
Age 74
Diamantina, Minas Gerais, Brazil