Gezerino Lucas Annes

Is your surname Lucas Annes?

Research the Lucas Annes family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Gezerino Lucas Annes

Birthdate:
Birthplace: State of Rio Grande do Sul, Brazil
Death: June 03, 1912 (55) (angina do peito e uremia)
Immediate Family:

Son of João Lucas Annes and Gertrudes Magna de Almeida Pillar
Husband of Maria Ferreira Prestes Guimarães
Father of João Valdelírio Prestes Annes; Horizontina Miguelina Prestes Annes; Píndaro Odilon Brasileiro Annes and Serenita Catarina Annes
Brother of Gervásio Lucas Annes; Juvencia Lucas Annes; Jeronimo Lucas Annes and Gasparino Lucas Annes

Managed by: Paulo Altmayer Gonçalves
Last Updated:

About Gezerino Lucas Annes

Nasceu em Cruz Alta a 4 de Julho de 1856, sendo batizado a 2 de Dezembro de 1858. Foram padrinhos o Alferes de Oliveira Pillar, solteiro, e a avó materna, D. Gertrudes de Almeida Pillar,(B. 07 pg. 61 V.).

17.06.1871- Aos 15 anos, veio com sua mãe e os irmãos mais novos, Jerônimo e Gasparino, residir em Passo Fundo, indo trabalhar no cartório de seu cunhado Francisco do Amaral, esposo de Juvencia Lucas Annes.

12.10.1877 - Abre casa de negócio em Passo Fundo.

25.02.1880 - Casou-se com Maria Ferreira Prestes Guimarães, (Maricas), nascida em 27 de Abril de 1865, filha do então Major Antônio Ferreira Prestes Guimarães, e Ana Theresa Prestes.

11.02.1886 - Deixou de ser negociante.

04.08.1886 - Tomou interinamente o cargo de tabelião em P. Fundo.

16.05.1888 - Foi nomeado tabelião em Passo Fundo.

25.02.1894 - Abandona a cidade, junto com a sua família e muitas outras, devido a revolução federalista, indo para Cruz Alta.

24.03.1894 - Nasceu seu filho Píndaro em Cruz Alta, no mesmo dia em que chegou em Vila Rica (atual Julio de Castilhos) a primeira locomotiva, havendo grandes festejos. Estava sendo prolongada a via férrea que vinha de Santa Maria e rumava ao norte do país.

Gezerino também era médico prático e advogado. Um livro seu de medicina traz a dedicatória:

"Offerecido a meu mano Gezerino Annes, em signal de amisade e gratidão. Passo Fundo, 7 de Abril de 92. Ass. Gervasio Annes".

"Na graça natural que o distinguia tornando tão agradável a sua prosa, tinha Gezerino Lucas Annes repentes que valiam ouro. Roda em que ele estivesse, já se sabia: era, pela certa, manancial de gargalhadas. Para apreciar fato ou caraterisar pessôa, o seu golpe de vista assumia a precisão de uma luva. Não se podia, com sua veia, cuja espontaneidade se patenteava ao pé da letra, desnorteando o parceiro." (Antonino Xavier e Oliveira - Seara Velha, pág. 20. 1931 -Tip. Indep.)

Contava-se que certa vez, Gezerino prescreveu um medicamento a um paciente seu que ao tomá-lo, recuperou a saúde rapidamente. Entusiasmado com a eficácia do remédio, e a competência do médico, esse senhor prodigalizava-lhes elogios, aos quatro ventos. Mas sua admiração transformou-se em viva indignação quando veio a conhecer o nome do medicamento: "A Saúde da Mulher" !

Faleceu a 3 de Setembro de 1912, de angina do peito e uremia aos 56 anos de idade. Seu inventário se encontra no Arquivo Público de Porto Alegre: N:587- M:23 - E:117- A:1914. D. Maria Prestes Annes, faleceu a 3 de Janeiro de 1923.

Necrológio de Gezerino Lucas Annes, publicado em um panfleto local, cujo autor identifica-se por "R".

Quando o homem afunda-se na morte, reflete-se na superfície social a imagem dos seus feitos. Essa silhueta, faustosa pelo seu brilho, ou repulsiva pela negrura dos seus traços, ou ainda edificante e bela pela correção das suas linhas, é o patrimônio moral que o morto deixa a sociedade em que viveu. Vimos hontem, na sala mortuária de Gezerino Annes, quantas vezes era aquele laço negro desatado, para que a pobreza desvalida, em gratidão e amor, pudesse beijar aquela gelada mão, que tantos benefícios entre ela derramara em vida. Aqueles beijos humidos de lágrimas, eram os funerais da caridade: mudos e emocionantes. A alma humana como que annihila-se ante a grandeza da gratidão da miséria! E, cercado da estima de uma população, baixou ao túmulo quem em vida se chamou Gezerino Lucas Annes. Bendita seja tua memória, caritativo coração.

                                                                                                                     4 de setembro.  

Fonte: http://www.geocities.ws/alceuannes/Gezerino.Lucas.Annes.html

view all

Gezerino Lucas Annes's Timeline

1856
July 4, 1856
State of Rio Grande do Sul, Brazil
1882
April 16, 1882
State of Rio Grande do Sul, Brazil
1884
March 11, 1884
Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brazil
1894
March 24, 1894
Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brazil
1896
September 20, 1896
Passo Fundo, State of Rio Grande do Sul, Brazil
1912
June 3, 1912
Age 55