Gil Martins de Riba de Vizela, governador de Sintra

public profile

Is your surname Martins de Riba de Vizela?

Research the Martins de Riba de Vizela family

Gil Martins de Riba de Vizela, governador de Sintra's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Gil Martins de Riba de Vizela, governador de Sintra

Also Known As: "Gil Martins de Ribavizela", "Gil Martins de Riba Vizela"
Birthdate:
Death:
Immediate Family:

Son of Martim Anes Anes de Riba de Vizela, alferes-mor do reino and Estevainha Pais Pais Gabere
Husband of Maria Anes da Maia
Father of Martim Gil de Riba de Vizela; Constança de Riba de Vizela; Guiomar de Riba de Vizela, abadessa de Arouca and Teresa de Riba de Vizela, barregã de Sancho IV, rei de Castela
Brother of João Martins de Riba de Vizela, o Chora and Tereza Martins de Riba Martins de Vizela

Managed by: Private User
Last Updated:

About Gil Martins de Riba de Vizela, governador de Sintra

Wikipédia, a enciclopédia livre PT:

Gil Martins de Riba Vizela (1210 - ?) foi um Rico-homem e militar português do reinado de D. Afonso III de Portugal, Mordomo-mór do mesmo rei de 1253 a 1264, foi Tenente de Penela em 1250.

Foi Governador de Sintra de 1253 a 1264 e foi acompanhante rei D. Sancho II em Toledo (Espanha), até à morte deste, é a ele que se atribui a construção da Torre de Vilar, em Lousada.

-

D. Gil Martins de Ribavizela (1210 - ?) foi um Rico-homem e militar português do reinado de D. Afonso III, Mordomo-mor do mesmo rei, de 1253 a 1264, Tenente de Penela, em 1250, Governador de Sintra, de 1253 a 1264, e acompanhante do rei D. Sancho II em Toledo, Espanha, até à morte deste. É a ele que se atribui a construção da Torre de Vilar, em Lousada. (in www.rotadoromantico.com).

D. Gil Martins de RibadeVizela, (1210-1274), filho de Martim Anes de RibadeVizela, Alferes-Mor do Reino, e de Dona Estevainha Pais Gabére, neto paterno de Dona Maria Soares de Sousa, , filha de D. Soeiro Mendes de Sousa, Rico-Homem, dos tempos de Dona Teresa, e de D. Afonso Henriques, 1ºs Reis de Portugal, Muito herdada a sua estirpe, por aqui, desde os tempos do Maiorino Portucalense; D. Gomes Eiráz, que imperava nas terras de Guimarães e de Felgueiras, no Séc. XI, e era Bisavô do dito; D. Soeiro Mendes. Herdadores de D. Pero Garcia de Bragança, por ligação matrimonial de Dona Gontinha Soares, filha de D.Soeiro Mendes da Facha, e da Condessa Dona Elvira Gonçalves de Sousa. " Tais casais onde representar a Honra inicial dos Sousas, em Santa Cristina de Arões Fafe, porque só eles são os mais preveligiados na paróquia"..( In Fafe e o seu Concelho, de "Lopes de Oliveira)...