Gonçalo Anes de Abreu, Senhor do Castelo de Vide e Monforte

public profile

Is your surname Anes de Abreu?

Research the Anes de Abreu family

Gonçalo Anes de Abreu, Senhor do Castelo de Vide e Monforte's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Gonçalo Anes de Abreu, Senhor do Castelo de Vide e Monforte

Also Known As: "Gonçallo Annes de Abreu"
Birthdate:
Death:
Immediate Family:

Son of Gonçalo Anes de Abreu, Alcaide-Mór de Alter do Chão and Antónia Falcão, Senhora do Couto de Alvarandeo.
Husband of Isabel Folche
Father of Leonor Falcão; Dom Álvaro de Abreu; Brites Rodrigues de Abreu; Manuel Falcão; João Falcão, Alcaide-mor de Mourão, capitão em Tânger and 1 other
Brother of Maria da Silva and D. Álvaro de Abreu, 22.º Bispo do Algarve,26.º Bispo de Évora

Occupation: Alcaide-Mor de Alter do Chão e Sr. De Castelo de Vide, e de Povoas e Meadas de juro e herdade, e do Reguengo de Coimbra, e terra de S. Marcos e da Armenta de Sacavem
Managed by: Cau Barata
Last Updated:

About Gonçalo Anes de Abreu, Senhor do Castelo de Vide e Monforte

N1 GONÇALLO ANNES DE ABREU Sr. do Castelo de Vide e Monforte Povoas e Meadas e a quem o Sr. Rei D. João I coutou a quinta de S. Marcos como consta do Livro da Gadianna a fl. 226.

Filho de Gonçallo Annes de Abreu Sr. De Alter digo Alcaide-Mor de Alter do Chão por doação do Conde Estavel D. Nano Alz Prª e Sr. De Castelo de Vide, e de Povoas e Meadas de juro e herdade, e do Reguengo de Coimbra, e terra de S. Marcos e da Armenta de Sacavem e a quem o Sr. Rei D. Fernando na era de Cezar de 1405 e de Cristo de 1367 confirmou o couto, e a sua mulher d. Antonia Falcão das sua herdades no termo de Évora chamadas Alvarandeo.

Que já lhe tinha coutado a seus sogros Lourenço Annes Falcão, e sua mulher Mor Goçalves, e a Nuno Fernandes sobrinhos do Bispo de Évora o Sr. rei D. Pedro I na era de Cezar de 1401 e 1403 e de Cristo 1363 e 1365.

Neto paterno de João Gomes de Abreu a quem o Sr. rei D. Fernando deu a Alcaidaria-Mor de Torres Vedras em 1369 e a de Tomar em 1373, e lhe deu o prestimo do quarto que seu sogro Estevão Vicente tinha em Évora tinha em Évora.

Bisneto de João Gomes digo de Gomes Gonçalves de Abreu que viveu no tempo dos Srs. Reis D. Diniz, e D. Affonso IV e foi Alcaide-Mor de Melgaço, e sua mulher Maria Soares Tangil de cunha ascendencia tratamos no texto de Abreu §98;

Casou o d° Gonçallo Annes de Abreu com madama Isabel filha de Mossèn João Folche, ou Falconete milorde do Parlamento Alto da Inglaterra que viera a este Reino no tempo do sr. rei D. Fernando e voltou com a Sra. rainha D. Felipa mulher do Sr. rei D. João I dizem por um homizio, e foi neste Reino Governador da Praça de Benavente onde morreu quando o Sr. rei D. João I entrou em Castela, e sua mulher madama Catharina de Estranberg, neto paterno de simão Folche milorde do Parlamento Alto, e sua mulher madama Kerche cuja ilustrissima ascendencia referimos no principio deste texto e se pode ver no texto dos Srs. de Biscaya §7 teve.


MEIRELLES, A. de A.; AFFONSO, D. de A. Nobiliario de familias de Portugal de Felgueiras Gayo. [Impress%C3%A3o diplomática do original manuscrito, existente na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos]. Tomo XIII. Falcoins. pág. 76. Disponível em: <http://purl.pt/12151>.