Isabel de Castilho

Is your surname de Castilho?

Research the de Castilho family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Isabel de Castilho

4-7 Isabel de Castilho, batizada em 22-03-1682, com 3 anos em 1684. Em 10-05-1700 casou com Sebastião Ferreira Albernaz, batizado aos 07-07-1670 em Taubaté, filho do Cel. Sebastião de Freitas Cardoso e de Izabel de Faria Albernaz - família Gaspar Vaz Guedes (assentos paroquiais no genere de José de Andrade e Silva)

         Em 1745, Izabel foi testemunha na dispensa do sobrinho Carlos Moreira de Castilho: - Izabel de Castilho, natural desta vila de Taubate, viuva do Mestre de Campo Sebastião Ferreira, de idade de sessenta digo [danificado] sessenta e sete anos, tia legitima por ser irmã de seu pai.
         Mestre de Campo Sebastião Ferreira Albernaz e Izabel de Castilho faleceram em Taubaté com testamento, ele em 18-07-1726 e Izabel em 16-04-1751. Declararam nove filhos do casal:

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponinilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Sebastião Ferreira Albernaz, mestre de campo 1727

Inventariante Izabel de Castilho. Assina a seu rogo Antonio Pio Ferreira

Titulo dos filhos:

- Inacia Ferreira casada com Manoel Vieira de Amores.

- Maria Antonia de Castilho casada com Jose Moreira de Castilho.

- Bernardina de Freitas cc [rasgado] Moreira de Castilho.

- Izabel de Albernaz cc João Alvres da Veiga

- Padre Francisco de Loiola, da Companhia de Jesus.

- João, menor de idade.

- [rasgo]tonio, menor de idade

- [rasgo]ph, de menor idade.

- [rasgo] de menor idade

Testamento: (...) aos 11-julho-1726 eu Sebastião Ferreira Albernaz (...) faço este testamento: encomenda a alma.

Testamenteiros meu genro Manoel Vieira de Amores em primeiro lugar, em segundo a Miguel Pinheiro de Rezende; encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural da vila de S. Francisco das Chagas de Taubate, f.l. de Sebastião de Freitas Cardoso e de Izabel de Farias Albernaz, ja defunta. Sou casado com Izabel de Castilho de cujo matrimonio tivemos nove filhos que são vivos e chamados: Inacia cc Manoel Veira de Amores = Izabel de Farias cc João Alvres da Veiga = Maria Antonia de Castilho cc Jose Moreira = Bernardina de Freitas cc Salvador Moreira = Padre Francisco de Loiola, religioso da companhia de Jesus = João = Antonio = Joseph = e Ursula. Declara o dote das filhas casadas. Declara bens - devedores - dividas.

Declaro que foi o meu casamento por carta de ametade e como tal eu e minha mulher somos meeiros nos bens, pagas as dividas. Deixo o remanescente da minha terça a minha filha Ursula. (...) Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba dia, mes e ano atras declarado.

Aprovação 11-julho-1726

Cumpram o que nele se contem.

Codicilo = (...) aos 14-julho-1726 nesta vila Real de N. Sra do Bom Sucesso de Pindamonhangaba o Mestre de Campo (...) queria fazer seu codicilo de algumas cousas que lhe tinham lembrado, fora do seu testamento:

Eu Sebastião Ferreira Albernaz faço este codicilo na forma seguinte: nas contas de meu compadre Miguel Pinheiro (...); declaro que devo (...); meu compadre Salvador Moreira de Castilho me é a dever (...); tenho minhas contas com meu genro e compadre Manoel Vieira de Amores; encomendei a Alberto Pires duas canoas, e lhe não tenho dado cousa alguma. (...)

Cumpram o que nela se contem

Apresentado na paroquial matriz desta vila 18-julho-1726

Bens - Avaliações - dividas - dotes -

Termo de tutoria aos 20-setembro-1732 a Joseph Moreira de Castilho cunhado dos orfãos deste inventário.

Partilhas: Monte Mor

da viuva = 1:365$705 reis

do defunto = 1:365$705 reis

da terça = 455$250 reis

a cada um dos nove herdeiros = 237$122 reis

Carta de folha de formal partilhas de Frei João, da ordem dos capuchos, filho do Mestre de Campos Sebastião Ferreira Albernaz.

Autuação: no ano de 1727 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate aos 18 dias do mes de março em casas de morada de Izabel de Castilho, dona viuva do mestre Sebastião Ferreira Albernaz, fazer inventário dos bens do dito defunto (...). Seu marido só tinha sido casado com ela e lhe ficaram entre ambos os filhos cujos nomes se seguem ao diante e falecera com testamento cujo apresentava e morrera nesta vila aos 18 dias do mes de julho do ano passado de 1726(...) e a seguir logo o titulo dos filhos que é da forma e teor seguinte:

1- Inacia Ferreira casada com Manoel Vieira de Amores.

2- Maria Antonia de Castilho casada com Cap. Jose Moreira de Castilho.

3- Bernarda de Freitas cc Salvador Moreira de Castilho.

4- Izabel de Albernaz cc João Alvres da Veiga

5- Padre Francisco de Loiola, da Companhia de Jesus.

6- João, de menoridade.

7- Antonio, de menoridade

8- Joseph, de menoridade.

9- Ursula de menor idade

Declarou a viuva Izabel de Castilho que nomeava por seu procurador para a fatura deste inventário a seu irmão Antonio Pio Ferreira (...).

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada Izabel de Castilho

Inventariante Antonio de Pádua Moreira

Autos aos 03-agosto-1751 neta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate Antonio de Padua Moreira para dar a inventario os bens que ficaram por falecimento da defunta sua mãe Izabel de Castilho, em cujo poder existiam os bens. A dita defunta sua mãe havia falecido com testamento

Titulo dos herdeiros:

- Manoel Vieira de Amores por cabeça de s/m.

- Maria Antonia, já defunta, casada com Jose Moreira.

- Luiz Fernandes por cabeça de s/m Bernardina Correa.

- Jose de Mello, falecido, com tres filhos a saber: Joaquim, Ana e Maria erdão Cristovão João por cabeça de sua mulher segd.º matrimonio.

- Geraldo Pinheiro da Veiga por cabeça de sua mulher Ursula dos Santos.

- o Padre Francisco de Loiola, ja defunto.

- o Padre Frei João, franciscano

- Antonio de Padua Moreira.

Termo de conclusão 08-agosto-1752

Meio dote dos dotados, entre eles: da dotada Bernardina Correa, hoje casada com Luiz Fernandes.

(...) presentes os herdeiros dotados Manoel Vieira de Amores, Jose Moreira Cordeiro, Luiz Fernandes e Antonio de Padua herdeiro, e o tutor e curador dos orfãos e ausentes Domingos Teixeira de Almeida, que eles entre si em amigavel composição estavam compostos (...).

Pagamentos.

Termo de declaração - aos 20-agosto-1752 nesta vila de S. Francisco das Chagas de Taubate Cristovão João de Mendonça, nomeado por tutor dos orfãos deste inventario, filhos de Jose de Mello,

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Contas de testamento de Izabel de Castilho, 12/09/1752. Com testamento de 21/02/1750, declara ser natural da Villa e Sam Francisco das Chagas de Taubahe, filha legítima de José de Castilho e de Izabel Fragosa.Declara que foi casada com Sebastião Ferreira Albernas, de cujo matrimônio tiveram 9 filhos a saber:

Padre Francisco de Loyola; Frei João, Franciscano;Antonio de Pádua; José de Mello; Ignacia, casada Manoel Vieira de Amores; Maria casada com José Moreira;; Bernardina, casada com Salvador Moreira Cordeiro; Ursula, casada com Geraldo Pinheiro e Izabel, casada com João Alves ( Alvares) Veiga, já defunto.

Fonte: Arquivo Histórico Municipal de Taubaté

Pesquisa: Rosano Marcondes



Contas de testamento de Izabel de Castilhos de 12/09/1752, com testamento em 21/02/1750. Testamenteiros: seu genro Manoel Vieira de Amores, Antonio Vianna e seu filho Antonio de Pádua Moreira. declara ser natural desta Villa de Taubatê, filha de José de Castilho e de Izabel de Fragosa. Declara ser casada com Sebastião Ferreira Albernaz, de cujo matrimonio tiveram 9 filhos, a saber: Padre Francisco de Loyola, Frei João, Franciscano, Antonio de Padua, Jose de Mello, Iganacia, casada com Manoel Vieira de Amores, Maria casada com Jose Moreira,, Bernardina, casada com Salvador Moreira Cordeiro, Ursula, casada com Gerardo Pinheiro e Izabel casada com João Alv. da Veiga.

Fonte: Arquivo Histórico Municipal de Taubaté

Pesquisa: Rosano Marcondes