João Batista Accioli de Moura, Sr Eng Tabatinga

Engenho Tabatinga

Is your surname Accioli de Moura?

Research the Accioli de Moura family

João Batista Accioli de Moura, Sr Eng Tabatinga's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

João Batista Accioli de Moura, Sr Eng Tabatinga

Portuguese: João Batista Accioli, Sr Eng Tabatinga
Also Known As: "João Baptista Accioly de Moura", "João Batista Achioli e Moura", "João Batista Achioli de Moura"
Birthdate:
Birthplace: Brazil
Death: after circa 1761
Immediate Family:

Son of Filipe de Moura Acciaioli, Sr Eng Tabatinga and Margarida Acciaioli, Sra Eng Tabatinga
Husband of Brites Maria de Barros and Ana Carneiro de Mesquita, Filha
Father of Felipe de Moura Achioli; Luzia Francisca Achioli, Sra Engs Apipucos, Salgado e Tabatinga; Simão Achioli de Vasconcelos; Antônio José de Moura; Inês Francisca de Moura and 5 others
Brother of Zenóbio Accioli de Vasconcelos, Sr Eng do Meio; Francisco de Moura Rolim, Sr Eng Bulhões and Rosa Achioli Pereira de Moura

Occupation: Alcaide Mor de Olinda, Senhor de Eng Tabatinga em Ipojuca/PE, Alcaide-Mor de Olinda
Managed by: Claudete Cavalcanti de Araújo
Last Updated:

About João Batista Accioli de Moura, Sr Eng Tabatinga

01- Engenho Sibiró de Baixo – Sob a Invocação de São Paulo- do genealogista Fábio Arruda de Lima. Jose Alexandre Salgado de Castro Achioli casado com Joana Manoela de Moura, filha de João Batista Achioli e Moura e de sua 2a esposa Ana Carneiro de Mesquita. Pais de 4 filhos.

10- Engenho Salgado – Sob a Invocação de São João Batista e Nazaré- do genealogista Fábio Arruda de Lima. João Batista Achioli de Moura, que em 1761 estava em idade avançada no seu engenho Tabatinga de Ipojuca, foi Fidalgo Cavaleiro da Casa Real... Casou-se com 1a esposa a prima Brites de Almeida, filha de José de Barros Pimentel, Capitão-Mor da Vila do Bom Sucesso de Porto Calvo, e de sua mulher Maria Achioli, Casado com 2a esposa Ana Carneiro de Mesquita, filha do Capitão João Carneiro da Cunha, senhor do Engenho do Meio da Freguesia da Várzea, e de sua mulher a prima, Ana Carneiro de Mesquita. Filhos dos 2 casamentos.

12- Engenho Tabatinga – Sob a Invocação de Santa Luzia – do genealogista Fábio Arruda de Lima. João Batista Achioli de Moura, que em 1761 estava em idade avançada no seu Engenho Tabatinga em Ipojuca, foi Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Alcaide-Mor da Cidade de Olinda, por Carta regia de 21/1/1711, e por este cargo tomou homenagem nas mãos do Governador Felix Jose Machado de Mendonça Castro e Vasconcelos, a 6/7/1712, sendo padrinhos o Provedor da Fazenda Real João do Rego Barros, e o Capitão-Mor Luis de Albuquerque Maranhão, como consta do termo que da dita homenagem fez o Secretario do Governo Antonio Barbosa de Lima. Casado com 1a esposa a prima, Brites de Almeida, filha de Jose de Barros Pimentel, Capitao-Mor da Vila do Bom Sucesso de Porto Calvo, e de sua mulher D. Maria Achioli. Casado com 2a esposa Ana Carneiro de Mesquita, filha do Capitao João Carneiro da Cunha, senhor do Engenho do Meio da freguesia da Várzea, e de sua mulher a prima Ana Carneiro de Mesquita. O autor cita 8 filhos do 1o matrimonio e 1 filha do 2o matrimonio.

108- Engenho do Morro – sob a Invocação de São Cosme e Damião - do genealogista Fábio Arruda de Lima.

112- Engenho Novo – Sob a Invocação de São Cristóvão - do genealogista Fábio Arruda de Lima.

113- Engenho Camaragibe – sob a Invocação do Espírito Santo mais tarde Camaragibe de Baixo e, depois, Engenho do Meio. De suas terras foi erguido o Engenho do Senhor Bom Jesus Menino – atual Bom Jesus – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Fidalgo da Casa Real e Alcaide Mor da Cidade de Olinda.

56- Engenho do Meio – invocação de N. S. Da Ajuda - depois sob a invocação de São Carlos - do genealogista Fabio Arruda de Lima. Alcaide Mor, Senhor Eng Tabatinga em Ipojuca/PE


140- Engenho Araripe de Baixo – Sob a Invocação de Nossa Senhora do Ó - Araripe do Meio – sob a Invocação do Senhor Bom Jesus - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Teresa Micaela Pacheco de Farias casada com João Batista Achioli de Moura, filho de João Baptista Achioli de Moura e 2a esposa Ana Carneiro de Mesquita, que pela morte de seu irmão Felipe de Moura Achioli, ficou sendo presuntivo herdeiro da Alcaidaria-Mor da Cidade de Olinda, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e Capitão de Auxiliares do Terço de Itamaracá de que é Mestre-de-Campo seu cunhado Lourenço Gomes Pacheco Ferrás. Vive no Engenho do Senhor Bom Jesus do Araripe. O autor cita 5 filhos.

- Engenho Araripe do Meio - Sob a Invocação do Senhor Bom Jesus, do autor Fabio Arruda de Lima. Aqui sua mulher é Ana Carneiro de Mesquita????



24- Engenho Trapiche – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Conceição - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Adriana Teresa de Melo casada com Felipe de Moura Achioli, filho de Joao Batista Achioli de Moura, senhor do Engenho Tabatinga, e de sua mulher 1a esposa Brites de Almeida.


01- Engenho Sibiró de Baixo – Sob a Invocação de São Paulo- do genealogista Fábio Arruda de Lima. Jose Alexandre Salgado de Castro Achioli casado com Joana Manoela de Moura, filha de João Batista Achioli e Moura e de sua 2a esposa Ana Carneiro de Mesquita. Pais de 4 filhos.

101- Engenho Rosário – Sob a Invocação de Nossa Senhora do Rosário - do genealogista Fábio Arruda de Lima.