João Carlos de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva, 2.º. duque de Lafões

public profile

Is your surname de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva?

Research the de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva family

João Carlos de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva, 2.º. duque de Lafões's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

D. João Carlos de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva, 2º duque de Lafões

Birthdate:
Birthplace: Lisbon, Lisbon, Portugal
Death: November 10, 1806 (87)
Immediate Family:

Son of Miguel of Braganza and D. Luisa Casimira de Sousa Nassau e Ligne, 1ª duquesa de Lafões
Husband of Henriqueta Maria Júlia de Lorena e Menezes, 2.ª Duquesa de Lafões
Father of João Miranda; Ana Maria de Bragança e Ligne de Sousa and Maria Domingas de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva
Brother of Pedro Henrique de Bragança, 1º duque de Lafões and Joana Francisca Antónia Perpétua de Bragança

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About João Carlos de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva, 2.º. duque de Lafões

8.º Conde de Miranda do Corvo. 2.º Duque de Lafões. 4.º Marquês de Arronches

Casou em Lisboa em 29 de Janeiro de 1788 com D. Henriqueta Júlia Lorena e Meneses (Lisboa, 1772-1810), de 16 anos, filha dos marqueses de Marialva. O Marquês era ajudante general do exército, durante seu comando. Tiveram um filho cedo morto e três filhas. D. José João Miguel de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva, nascido em Lisboa em 1796 e morto em Lisboa em 1801, feito duque de Miranda do Corvo, faleceu com apenas 6 anos.

Carlota, nascida e morta em Lisboa em 1792.

Ana Maria, nascida em Lisboa em 1797 e morta em Lisboa em 1851. Foi feita mercê ao 2.º duque de Lafões, por alvará de 19 de Dezembro de 1805, dos bens da coroa e ordens, e dos títulos de juro e herdade, para esta sua filha D. Ana Maria de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva, depois 3ª duquesa de Lafões, casada com D. Segismundo Caetano Álvares Pereira de Melo, irmão do duque do Cadaval.

Maria Domingas Francisca de Bragança de Sousa e Ligne, nascida em Lisboa em 1801 e morta em Marselha em 1855, casou em Lisboa em 1820 com o 6.º duque de Cadaval, D. Nuno Caetano Álvares Pereira de Melo, morto em 1837.

O 2.º Duque de Lafões, 4.º Marquês de Arronches e ainda 8.º Conde de Miranda do Corvo (Lisboa, 6 de Março de 1719 – Lisboa, 10 de Novembro de 1806), político e membro destacado da alta nobreza portuguesa de finais do século XVIII, foi marechal general do Exército português e sócio fundador da Academia Real de Ciências de Lisboa.

Era filho segundo do infante D. Miguel de Bragança, Duque de Lafões, filho legitimado do rei D. Pedro II, sendo assim parente próximo da família real portuguesa. Nasceu em Lisboa em 6 de Março e foi baptizado a 25 de Abril de 1719 pelo patriarca D. Tomás de Almeida, padrinho D. João V, seu tio. Seria o segundo duque de Lafões, 4.º Marquês de Arronches, 8.º conde de Miranda, governador da Estremadura, escritor e sábio, fundador da Academia Real de Ciências de Lisboa, tomando parte da Guerra dos Sete Anos no exército austríaco e em 1800 comandante do exercito português. O herdeiro da importantíssima casa era seu irmão primogénito, o infante D. Pedro Henrique de Bragança, 1.º Duque de Lafões, e por sua morte, herdou este seu irmão os senhorios, alcaidarias-mores, comendas, padroados e outros bens por ele possuídos. A casa de Sousa, donde descendia pelo lado materno, era nobre e antiquíssima, pois a instituição daquele senhorio remonta ao ano 300. Foi para a Inglaterra onde a Royal Society o elegeu sócio – era o título de que mais se orgulhava. Sob D. José I, correu as cortes da Europa. Passou à Áustria, batendo-se contra os exércitos de Frederico II da Prússia na Guerra dos Sete Anos. Em Viena foi amigo de Christoph Willibald Gluck e Pietro Metastasio e nos salões de sua residência Mozart deu, aos 12 anos, um dos seus mais célebres concertos.

Terminada a guerra com a derrota austríaca, viajou longamente pela Suíça, Itália, França, Suécia, Egipto e Turquia, sempre interessado nos progressos científicos e industriais, letras, artes e de modo geral vida e costume das populações. A curiosidade levou-o aos países do Norte, Prússia, Polónia, Escandinávia, percorrendo até a Lapónia. Por duas vezes percorreu a Suíça, a Itália e a França. Visitou depois sucessivamente a Grécia, o, a Trácia, a Frígia, a Lídia, a Tessália e a Mesopotâmia. Mais tarde esteve na Prússia, Polónia,Dinamarca.

aprofundar in,

http://www.arqnet.pt/dicionario/lafoes2d.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Carlos_de_Bragan%C3%A7a_e_Li...

view all

João Carlos de Bragança e Ligne de Sousa Tavares Mascarenhas da Silva, 2.º. duque de Lafões's Timeline

1719
March 6, 1719
Lisbon, Lisbon, Portugal
1795
March 21, 1795
Palácio de Queluz, Sintra, Sintra, Lisbon, Portugal
1797
September 21, 1797
Lisboa, Lisboa, Reino de Portugal
1801
August 1, 1801
Lisbon, Portugal
1806
November 10, 1806
Age 87