Joaquim Celestino de Abreu Soares, barão de Paranapanema

Is your surname de Abreu Soares?

Research the de Abreu Soares family

Joaquim Celestino de Abreu Soares, barão de Paranapanema's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

About Joaquim Celestino de Abreu Soares, barão de Paranapanema

(1) Joaquim Celestino de Abreu Soares, primeiro e único barão de Paranapanema, (Vila de São Carlos, 22 de maio de 1822 — Campinas, 18 de fevereiro de 1888) foi um proprietário rural brasileiro.

Filho do capitão Joaquim Soares de Carvalho e de dona Maria Felicíssima de Abreu, esta doadora do terreno onde hoje se ergue a Santa Casa de Misericórdia de Campinas. Era neto de Joaquim Pedro Celestino Soares, capitão da Marinha Real Portuguesa. Viúvo por duas vezes casou-se em terceira núpcias com uma prima de segundo grau Maria Carolina de Toledo Soares, 24 anos mais jovem, nascida em 1846 com quem teve numerosa prole.

Foi benfeitor da construção da Catedral Metropolitana de Campinas, inaugurada em 1883, e considerado um dos quatro barões do café da terra dos barões, como era conhecida Campinas daquela época.

Uma de suas netas de 1ª nupcias, Colatina Soares de Azevedo, foi homenageada no nome do município de Colatina, Espírito Santo.

Fonte: WP

(2) Joaquim Celestino de Abreu Soares nasceu em Campinas, em 1822.

Pertenceu ao Partido Conservador e prestou serviços na Revolução Liberal de 1842. Elegeu-se vereador em 1873. Em sua mocidade, dedicou-se ao comércio, atividade que abandonou mais tarde para tornar-se fazendeiro.

Casou-se três vezes, sendo em uma oportunidade com uma prima de terceiro grau. Com elevado sentimento de filantropia, ajudou a Santa Casa de Misericórdia.

Pelos atos beneméritos, o Governo Imperial concedeu-lhe o título de Barão de Paranapanema, em 1887. Porém, pouco desfrutou o título recebido, morrendo cinco meses após receber as honras imperiais.

Pró Memória de Campinas

http://www.arvore.net.br/Paulistana/Adenda_4.htm

9-1 Capitão Joaquim Celestino de Abreu Soares, barão de Paranapanema, casou 1.º em 1841 em S. Carlos com Joaquina Angelica de Oliveira n.º 9-4 da pág. 505 do V. 8.º; 2.ª vez casou e não deixou geração; 3.ª vez casou com Maria Carolina de Toledo Soares, baronesa de Paranapanema, f.ª do major Antonio Elias de Toledo Lima e de Carolina Maria de Arruda, à pág. 154 deste. Teve: