Joaquim de Albuquerque Barros Guimarães

public profile

Is your surname de Albuquerque Barros Guimarães?

Research the de Albuquerque Barros Guimarães family

Joaquim de Albuquerque Barros Guimarães's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Joaquim de Albuquerque Barros Guimarães

Birthdate:
Birthplace: State of Pernambuco, Brazil
Death:
Managed by: Consuelo Maria Freire Guimarães
Last Updated:

About Joaquim de Albuquerque Barros Guimarães

Joaquim de Albuquerque Barros Guimarães (1852-1896)

JOAQUIM ALBUQUERQUE

Nasceu no dia 9 de dezembro de 1852, em Pernambuco, e faleceu no Ceará no dia 4 de maio de 1896. Graduou-se em Direito no ano de 1874. Ensinou retórica no Colégio de Belas Artes. Entretanto, em 1882, passou a ser professor substituto na Faculdade de Direito do Recife, alçando o título de catedrático apenas em 1887.

Publicou sua primeira obra, “Elementos de Direito Romano”, em 1883. Essa obra, apesar de não ser extensa, contém informações importantes sobre essa matéria. O autor dividiu o livro em vários títulos, a fim de especificar e melhor abordar os assuntos propostos.

Barros Guimarães também foi designado, em 1892, para ir ao exterior e conhecer os métodos de ensino utilizados nas universidades estrangeiras, para servirem de referências nos Cursos Jurídicos do Império no Brasil. Em sua viagem ao estrangeiro, tinha o intuito de aprender didáticas, adquirir conhecimentos variados e ponderar, assim, sobre os métodos dos países europeus, como França, Alemanha e Itália. Suas impressões foram registradas através de um relatório de importante valor que foi entregue e apresentado ao Governo. Esse documento objetivava aplicar os melhores aprendizados e experiências de Barros Guimarães nos cursos jurídicos brasileiros e aplicá-los na realidade de todo ensino nacional.

Barros Guimarães também era elogiado por sua eloquência e por ter um discurso hábil, inteligente e por ser considerado um professor brilhante, segundo o relato de Clóvis Beviláqua. Ele seguia valores de cunho conservador e atuou no jornalismo em um jornal tradicionalista, a fim de rebater opositores, preservar seu partido e defender seus ideais.

Obras

• Elementos de Direito Romano, 1883. (Sumário) (Obra Completa)

Fonte:BEVILÁQUA, Clóvis. História da Faculdade de Direito do Recife. 3ª ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012.

view all

Joaquim de Albuquerque Barros Guimarães's Timeline