Luís de Almeida e Vasconcelos, 4º senhor de Mossâmedes

public profile

Is your surname de Almeida e Vasconcelos?

Research the de Almeida e Vasconcelos family

Luís de Almeida e Vasconcelos, 4º senhor de Mossâmedes's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Luís de Almeida e Vasconcelos, 4º senhor de Mossâmedes

Birthdate:
Death: 1462 (7-16) (assassinado )
Immediate Family:

Son of João de Almeida, 3.º senhor de Moçâmedes and Beatriz de Gouveia
Husband of Florença Dias Rodrigues Beliago
Father of Luis de Almeida, 5° senhor de Mossâmedes

Managed by: Private User
Last Updated:

About Luís de Almeida e Vasconcelos, 4º senhor de Mossâmedes

Senhor do Reguengo de Moçâmedes (carta de confirmação 8.2.1454); Morreu envenenado por sua mulher Florência Beliágoa, estando esta grávida de seu filho Luis: "morreu de pessonha que lhe derão"; Por se entender que Luis de Almeida, nascido póstumo (1462), não seria filho do casamento, o senhorio de Moçâmedes passou em 1462 para um primo do assassinado, Fernando de Almeida, que faleceu s.g.; passando depois (1470) para o irmão deste, Duarte de Almeida, o célebre "Decepado", herói da Batalha de Toro.

Notas Há mais uma geração dos senhores de Moçâmedes, no NFP e BSS (que segui, como no Geneall), do que na PL e em ASVI, bem como na Justificação de Nobreza de Diogo do Loureiro de Almeida e Vasconcelos (Viseu, 30-10-1749): “Que o justheficante he septimo nepto de outro Joam de Almeyda terceyro Senhor do dicto Reguengo de Moçamedes e de Sua Molher Florencia Dis [Dias] Beliágoa”; Segundo a PL este seria João de Almeida (3º senhor de Moçâmedes); segundo ASVI seria Luis de Almeida, 3º senhor de Moçâmedes.



…encontram-se duas versões, perfeitamente documentadas…

1 Morreu envenenado por sua mulher Florência Beliágoa, estando esta grávida de seu filho Luis: "morreu de pessonha que lhe derão";

Por se entender que Luis de Almeida, nascido póstumo (1462), não seria filho do casamento, o senhorio de Moçâmedes passou em 1462 para um primo do assassinado, Fernando de Almeida, que faleceu s.g.; passando depois (1470) para o irmão deste, Duarte de Almeida, o célebre "Decepado", herói da Batalha de Toro.

BSS-vol. II-pg. 344; NFP-vol. I-pg. 286; PL-vol. V-pg. 96; ASVI vol.I pg.348.

2 Provou ser o filho de Luis de Almeida, 4º senhor de Moçâmedes, assassinado por sua mulher, e recuperou o senhorio de Moçâmedes, por demanda na justiça, em 1486; Senhor do Reguengo de Moçâmedes (carta de confirmação de 30.1.1500 e 28.11.1532) e da Honra de Lamaçais.

MV-pg. 103; BSS-vol. II-pg. 345; ASVI vol.I pg.348; D. Diogo Ortiz de Vilhegas – Alexandre de Lucena e Vale – Gaia, 1934 – pg. 252. Justificação de nobreza de Diogo do Loureiro de Almeida e Vasconcelos, Viseu, 30-10-1749 (JNDLAV)