Mécia de Barros, Sra Eng da Capiana

Is your surname de Barros?

Research the de Barros family

Mécia de Barros, Sra Eng da Capiana's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Mécia de Barros, Sra Eng da Capiana

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992. volume I pagina 109


Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992. volume I pagina 132 - Maria de Almeida Pimentel, volume II pagina 417. Maria de Barros


JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.


85- Engenho Jaguaribe – sob a Invocação de Nossa Senhora de Guadalupe (ou da Água de Lupe) – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Teresa de Jesus Lins, filha de Cristóvão Lins, a quem chamaram o Gentil homem que fez especialíssima presença, que foi senhor do Engenho Maranhão em Matriz de Camaragibe/AL, e de Adriana Wanderley, neta materna de Manoel Gomes Wanderley e de sua mulher Mecia de Barros. Foi casada com (3a esposa) Manoel Alvares de Moraes Navarro, cavaleiro da Ordem de Cristo, que foi Mestre-de-Campo do 3o de Infantaria paga que Sua Majestade mandou à conquista do Assu, a que chamaram de Paulistas, o qual era natural de Sao Paulo, filho de Manoel Alvares Muzelo e de sua mulher Ana Pedrosa de Moraes.


99- Engenho Anjo – Sob a Invocação de São Gonçalo do Amarante - do genealogista Fábio Arruda de Lima.


108- Engenho do Morro – sob a Invocação de São Cosme e Damião - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Manuel Gomes Wanderley nasceu em 1643, casado com Mecia de Barros, moravam em Porto Calvo AL


109- Engenho Novo – Sob a Invocação de Santo Antônio - do genealogista Fábio Arruda de Lima.


111- Engenho da Capiana – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Ajuda às margens do Rio Japaratuba - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Mecia de Barros, que segue na sucessão do Engenho da Capiana - sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda.


08- Engenho Trapiche – Sob a Invocação do Bom Jesus- do genealogista Fábio Arruda de Lima.


108- Engenho do Morro – sob a Invocação de São Cosme e Damião - do genealogista Fábio Arruda de Lima.


109- Engenho Novo – Sob a Invocação de Santo Antônio - do genealogista Fábio Arruda de Lima.


111- Engenho da Capiana – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Ajuda às margens do Rio Japaratuba - do genealogista Fábio Arruda de Lima.


123- Engenho Três Paus - Sob a Invocação de Nossa Senhora da Encarnação, do autor Fabio Arruda de Lima. Maria de Barros.


127- Engenho Mariúna - Sob a Invocação do Anjo São Miguel, do autor Fabio Arruda de Lima. Primeira mulher de Leão


- Engenho Araripe do Meio - Sob a Invocação do Senhor Bom Jesus, do autor Fabio Arruda de Lima.


31- Engenho Gurjaú de Cima em Santo Amaro do Jaboatão– Sob a Invocação de São Miguel - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Manoel Inácio Vieira de Lacerda e Albuquerque foi soldado da Companhia do Coronel João Lobo de Lacerda, do Regimento de Infantaria paga de Recife. Ele é filho legítimo de Bento Gonçalves Vieira Camelo, Senhor do Engenho Gurjaú e de sua mulher Francisca Mariana Cavalcante de Lacerda. Neto por via paterna de Bento Gonçalves Vieira, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Familiar do Santo Oficio, senhor do mesmo Engenho do Gurjaú, e de sua mulher Maria de Oliveira. a qual era filha legitima de Julião de Oliveira, moço fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Sao Bento de Avis e irmão do Bispo de Angola Dom José de Oliveira. Por via materna é neto do Coronel Felipe Cavalcante de Albuquerque e de sua mulher Ana Cavalcante. Felipe Cavalcante de Albuquerque é filho legítimo de Francisco de Barros Falcão, senhor dos Engenhos Mussumbu e Pedreiras, da Capitania de Itamaracá e de sua mulher Maria de Lacerda. Neto por via paterna de Leão Falcão de Eça e de sua mulher dona Maria de Barros. Por via materna neto de Felipe Cavalcante de Albuquerque, fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher Don Maria de Lacerda, os quais eram avós paternos da dita Dona Ana Cavalcante.