Manoel Pimenta Telo

public profile

Is your surname Pimenta Telo?

Research the Pimenta Telo family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Manoel Pimenta Telo

Also Known As: "Manoel Pimenta Melo"
Birthdate:
Death:
Immediate Family:

Son of Egas Moniz Telo and Maria Pimenta de Carvalho
Husband of Apolônia Antônia de Albuquerque da Câmara Maranhão
Brother of Pedro Moniz Telo and Francisca Moniz Telo
Half brother of Ana Pimenta de Andrade

Occupation: Mestre de Campo do Terço de Auxiliares do Rio de Janeiro
Managed by: Private User
Last Updated:

About Manoel Pimenta Telo

4 (IV)- MESTRE DE CAMPO MANUEL PIMENTA TELO, batizado em 7 de julho de 1671 no Rio de Janeiro (Candelária, 2º, fls. 42) e falecido em 3 de julho de 1739 no Rio de Janeiro (Candelária, 9º, fls. 113). Casou-se, por volta de 1704, com D. APOLÔNIA ANTÔNIA DE ALBUQUERQUE DA CÂMARA, filha de Matias de Albuquerque Maranhão e de D. Isabel da Câmara. Sem geração desse casamento. Teve, entretanto, com SEBASTIANA BARBOSA, solteira, dois filhos naturais. Manuel Pimenta Telo, qualificado no posto de coronel, habilitou-se à Ordem de Cristo.48 Neste processo, aberto em 1723, alegou ser fidalgo da Casa de Sua Magestade, natural e morador na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foram feitas inquirições na cidade do Funchal, em Vila Viçosa e no Rio de Janeiro. Todas as testemunhas julgaram que seus pais e avós eram pessoas nobres, que serviram cargos da república e que nunca foram infamadas de serem cristãs-novas.

http://asbrap.org.br/documentos/revistas/rev18_art17.pdf


Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992.


JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.


165- Engenho Cunhaú – Invocação de Nossa Senhora da Purificação - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Apolônia Câmara de Albuquerque (Maranhaão) casada com o primo, no rio de Janeiro, André Gago da Camara, filho de Lopo Gago da Camara e de sua mulher Ursula da Silveira; Casada com Manoel Pimenta Telo, Mestre de Campo do Terço de Auxiliares do Rio de Janeiro, no ano de 1636.

view all

Manoel Pimenta Telo's Timeline