Marcos de Azeredo Coutinho e Melo, Capitão

Is your surname de Azeredo Coutinho e Melo?

Research the de Azeredo Coutinho e Melo family

Marcos de Azeredo Coutinho e Melo, Capitão's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

About Marcos de Azeredo Coutinho e Melo, Capitão

Continuando a saga iniciada por seu avô, Marcos também foi caçador de esmeraldas e participou de várias Entradas. Seu pai e tio foram ao sertão em 1649 e 1653 com Francisco e Diogo de Azeredo Sampaio, sobrinhos de Marcos de Azeredo, no comando. Em 1660 com João Correia de Sá e a participação de Marcos de Azeredo Coutinho e Melo, todas sem resultados. Em 1666 partiu nova expedição, laboriosamente organizada, financiada pelo próprio Fernão Dias Paes, sob o comando de Agostinho Barbalho Bezerra e novamente contando com a participação do capitão Marcos de Azeredo Coutinho e Melo. Também resultou em fracasso. Nas últimas três décadas do séc. XVII Entradas e Bandeiras se sucederam, todas obstinadamente visando as esmeraldas. Nunca foram encontradas, mas ouro, diamantes, safiras, topázios e etc apareciam por todos os lados, os exploradores foram se estabelecendo naquelas terras e os primeiros povoados surgindo. A Vila do Príncipe (atual Serro, MG) foi um dos primeiros, e Marcos de Azeredo um de seus primeiros moradores. Era filho de Domingos de Azeredo Coutinho e Melo (nascido em 1596) e de Antonia Tenreiro da Cunha (nascida em 1600, falecida em 1657).Seu pai, tio e avô também foram bandeirantes e exploraram os sertões à procura de esmeraldas.

Em 1647, participou de uma entrada organizada e liderada por seu pai e pelo seu tio, Antônio de Azeredo, com o objetivo de explorar a "terra das esmeraldas" que tinha sido encontrada por seu avô, Marcos de Azeredo, o velho. A entrada partiu de Vila Velha do Espírito Santo e retornou com "esmeraldas" que foram consideradas falsas, pois certamente eram turmalinas.

Em 1660, Marcos de Azeredo Coutinho e seu pai fizeram outra entrada em busca de esmeraldas. A expedição saiu de Vila Velha do Espírito Santo, navegou o rio Doce até a barra do rio Coaraci-mirim ("rio pequeno do sol", em língua indígena, hoje rio Suaçuí), entrou pelo rio do Veado, passando pelas margens de uma lagoa para chegar à serra e penetrar na região das esmeraldas. As pedras que colheram e enviaram ao rei de Portugal fizeram grande sucesso, pois no meio delas estaria o primeiro diamante encontrado no Brasil.

Conta-se que morreu encarcerado por não querer desvendar onde encontrara tais pedras. Entretanto, tal fato não é verídico, pois o rei de Portugal lhe concedeu o hábito da Ordem de Cristo e o prêmio de dois mil cruzados, mercês de que não pôde gozar por ter morrido antes de ter sido notificado

view all 16

Marcos de Azeredo Coutinho e Melo, Capitão's Timeline

1619
November 10, 1619
Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
November 10, 1619
Santíssimo Sacramento, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
1640
1640
1640
1642
1642
Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1643
1643
Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
1646
1646
Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
1650
1650
Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1650