Maria Nogueira do Prado

Is your surname Nogueira do Prado?

Research the Nogueira do Prado family

Maria Nogueira do Prado's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Maria Nogueira do Prado

§3º II- MARIA NOGUEIRA DO PRADO (filha do Capitão Mor Thomé Rodrigues Nogueira do Ó, do §1º, nº I), natural de Baependi, C.c. LUÍS PEREIRA DIAS, natural da Ilha Terceira. É o que conta Pedro Taques, repetido por Silva Leme, que acrescenta: “e faleceu em 1755 com testamento em Baependi”. Essas palavras de Silva Leme foram interpretadas por José Alberto Pelúcio, em “Baependi”, pág. 45, como se a pessoa falecida fosse Luís Pereira Dias. Entretanto, quem faleceu em 2-OUT-1755 foi Maria Nogueira do Prado. Vimos seu testamento, no qual manda celebrar missas por intenção de seu pai e de sua mãe e fala em promessas de romarias a Tremembé e Aparecida. Disse textualmente: “Deixo mais se dê a Na. Sra. Aparecida a importância de hua missa cantada que prometi mandar cantar e ouvir, e hua missa pedida pouco mais ou menos o que eu poderia tirar se dará para as obras da dita Sra. e tudo o que eu poderia gastar no caminho aplico para a dita Sra.”. Deixou um legado para sua irmã e afilhada Antônia tomar estado. Queria ser sepultada na sua matriz onde se faz a nova igreja. Como se sabe, Maria Nogueira do Prado e seu marido Luís Pereira Dias foram os doadores do patrimônio para a construção da nova matriz de Baependi. Deixaram 4 filhos:

  • 1 (III)- JOSÉ PEREIRA DIAS, conforme sua assinatura em Baependi.
  • 2 (III)- JANUÁRIO PEREIRA DIAS, conforme sua assinatura.
  • 3 (III)- ANA ISABEL NOGUEIRA DO PRADO, que segue.
  • 4 (III)- MARIA CUSTÓDIA NOGUEIRA, que segue no § 4º.

http://www.asbrap.org.br/documentos/revistas/rev9_art1.pdf

=============================================================================================================================

Segundo o livro: História de Minas e Memórias de Nogueira da Gama, na pagina 9, temos: Uma das filhas (Maria Nogueira do Prado) do capitão-mor Tomé Rodrigues Nogueira do Ó, mulher do açoriano Luiz Pereira Dias, doou o terreno para a matriz e o arraial que à sua sombra se formou: BAEPENDI.

informado por Jackson Bertagnoli