Maria de Assunção de Moraes

Is your surname de Moraes?

Research the de Moraes family

Maria de Assunção de Moraes's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Maria de Assunção de Moraes

Also Known As: "Maria da Assumpção Moraes"
Birthdate:
Birthplace: São João del Rei, State of Minas Gerais, Brazil
Death: February 23, 1763 (41-42)
São João del Rei, State of Minas Gerais, Brazil
Immediate Family:

Daughter of Antonio Vieira de Morais and Ana Pires de Oliveira
Wife of Manuel Marinho de Moura and Lourenço Corrêa Sardinha
Mother of Florentino Morais Correia; Romão Morais Correia; Ana Maria do Rosário de Jesus; Margarida Maria de Jesus Correia; Escolástica Maria de Jesus de Morais and 1 other
Sister of José de Moraes de Oliveira; Francisco Pires de Moraes; Ângela Pires de Moraes and Carlos Vieira de Moraes

Managed by: Private User
Last Updated:

About Maria de Assunção de Moraes

Cap. 1º Maria da Assunção Moraes (atualizado em 05-outubro-2010)

Regina Moraes Junqueira Bartyra Sette

Maria da Assunção casou duas vezes, com geração de ambos os leitos.

Em primeiras núpcias casou, ainda em vida de seu pai, com Lourenço Correa Sardinha, natural da Freguesia de Fajã da Ovelha, da Ilha da Madeira, filho de Pedro Correa e Isabel Sardinha.

Foram moradores em seu Sitio do Jacaré, nas margens do Rio Grande, com casa coberta de palha, vizinhos de Antonio do Vale Ribeiro, Bernardo Álvares Fontes e Bento Ribeiro.

Lourenço faleceu na paragem do Rio Grande com testamento redigido aos 22-06-1747 na Vila de São João del Rei, e inventário iniciado no mês seguinte. Deixou cinco filhos pequenos e um por nascer.

Em testamento declarou sua naturalidade (incorretamente grafada ou transcrita como “Feijão da Ovilha”) e filiação. Estava acamado. Pediu para ser sepultado na Igreja Matriz amortalhado no hábito de São Francisco. Deixou ao arbítrio de sua mulher e testamenteira o “fazer bem a minha alma”.. Declarou que não sabia escrever, pelo que pediu ao tabelião que por ele assinasse e ao Padre Francisco de Almeida que redigisse a rogo (inventário neste site).

Maria, com pouco mais de 25 anos quando enviuvou, casou em segundas com Manoel Marinho de Moura, natural de Santa Maria da Trinqueira, Termo da Vila de Amarante, Arcebispado de Braga, filho de Antonio Alves da Costa e Izabel de Moura Marinho. Em alguns documentos a freguesia natal de Manoel Marinho aparece como Santa Maria de Fragim.

O casal morou no sítio “Ponte do Marinho” junto à ponte do Rio Grande, que pelas confrontações parece ser o mesmo Sítio do Jacaré deixado pelo primeiro marido. As casas no entanto foram assoalhadas e cobertas de telhas. Outras benfeitorias também foram construídas como uma serraria, paiol, casa de hóspedes etc.

Maria faleceu com testamento datado de 12-2-1763. Seu inventário (neste site) foi aberto em 21 de março do mesmo ano pelo viúvo, que por sua vez casou em segundas com Margarida Clara de Azevedo, filha do Capitão Mor Nicolau Carvalho de Azevedo natural da Vila de Guimarães-PT e de Antonia Maria de Jesus, do Rio de Janeiro., segundo o termo de batismo da filha Maria: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 10-08-1766 Jose n. 25-07-1766, f.l. Manoel Marinho de Moura, n. freg. Santa Maria de Fragim e Margarida Clara de Azevedo da freg. N. Sra da Conceição de Congonhas, np Antonio Alves da Costa, de Santo Andre Campean(?) comarca de Vila Real Arc. Braga e Izabel de Moura Marinho, da freg. Santa Maria de Fragim vila de Amarante, nmaterno do Cap. Mor Nicolau Carvalho de Azevedo, da vila de Guimarães ARc. Braga e Antonia Maria de Jesus, do Rio de Janeiro. Batizado em casa por necessidade pelo Padre Antonio Jose de Moura

Em seu testamento Maria da Assunção deixou legados ao filho Antonio, à filha de Maria da Silva, ao irmão Francisco Pires, à Josefa, filha de seu irmão José de Moraes. Havia vendido a sua meação ao marido, por escritura, isto é, os filhos do primeiro casamento não herdaram os bens da mãe. Essa meação foi depois herdada somente pelos filhos que teve de Manoel e ainda assim depois de retirada a meação da segunda mulher (inventário de Manoel Marinho, neste site).

Segundo o inventário de ambos (e termos paroquiais), Lourenço e Maria da Assunção tiveram:

Florentino, batizado aos 30-06-1738 (Batizados em SJR- Pilar-Livro 1). Não comparece no inventário paterno. Romão, de idade de sete para oito anos em 1747, já falecido em 1763. Sua mãe deixou missas por sua alma. § 1º Ana Maria do Rosário § 2º Margarida de Jesus Correa § 3º Escolástica Maria de Jesus Moraes § 4º Catarina Vitória da Assunção

Maria e Manoel tiveram: § 5º Antonio § 6º Luzia 7- Capitão Manoel Antonio de Araújo, com 7 anos em 1763. Vivia em 1798 8- Josefa Joaquina de Moura, com quatro anos em 1763. Faleceu em 26-05-1849, solteira sem geração, e instituiu herdeira a: ”afilhada Maria Leonor de Souza, pelo afeto que lhe tenho e em remuneração de alguns serviços que me tem prestado” (testamento e inventário neste site). 9- Maria, batizada aos 08-03-1751, não comparece no inventário materno. Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 08-03-1751 Maria, f.l. Manoel Marinho e Maria da Assunção, padr.: Domingos João

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/cap01MariadaAssuncaoMora...

----------------------------------------------------------

MARIA DE ASSUNÇÃO MORAIS, nascida em São João Del Rei, 1721, falecida na mesma cidade em 20/02/1763, casou em 1739 com o então Sargento-Mór LOURENÇO CORRÊA SARDINHA, falecido em São João Del Rei, 22/06/1747, Português, filho de PEDRO CORRÊA E ISABEL SARDINHA, naturais de Arganil, Coimbra, Portugal.

view all

Maria de Assunção de Moraes's Timeline

1721
1721
São João del Rei, State of Minas Gerais, Brazil
1738
1738
1739
1739
1742
1742
1744
October 21, 1744
São João del Rei, State of Minas Gerais, Brazil
1745
December 22, 1745
São João del Rey
1763
February 23, 1763
Age 42
São João del Rei, State of Minas Gerais, Brazil
????