Prof. Dr. Francisco Xavier da Silva Teles

Is your surname da Silva Teles?

Research the da Silva Teles family

Prof. Dr. Francisco Xavier da Silva Teles's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Prof. Dr. Francisco Xavier da Silva Teles

Birthdate:
Birthplace: Novas Conquistas, Pondá, Portuguese Empire Goa (Estado da India Portuguesa), Kingdom of Portugal
Death: May 20, 1930 (69)
Lapa, Lisboa, República Portuguesa (Portugal)
Immediate Family:

Son of Sr. António Xavier da Silva Teles and Dª. Clara Joaquina de Unhão e Teles
Husband of Dª. Cristina Maria Goulart dos Santos
Father of Dª. Cristina Goulart dos Santos da Silva Teles
Brother of Sr. Rodolfo Augusto da Silva Teles, (Soldado.); Dª. Maria Leopoldina da Silva Teles and Private

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About Prof. Dr. Francisco Xavier da Silva Teles

Médico pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa(1880). Fundador e 1º director do Laboratório Bacteriológico do Hospital da Marinha. Ministro da Instrução Pública(1929),secretário-geral da Sociedade de Geografia de Lisboa e sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Capitão-de-mar-e-guerra médico(1918). Professor do Curso Superior de Letras, do Instituto Superior de Comércio e da Escola Colonial, Professor e director da Escola de Medicina Tropical, reitor da Universidade de Lisboa (1928-1929) 5.º Reitor da Universidade de Lisboa.

---------------------------------------------

Francisco Xavier da Silva Teles, filho de António Xavier da Silva Teles e Clara Unhão, nasceu no concelho de Pondá, distrito de Goa, antigo Estado da Índia, onde fez os seus estudos primários; depois de completados os estudos secundários no liceu de Nova Goa, seguiu para Lisboa onde em 1880 formou-se na antiga Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Foi médico da armada, professor universitário, reitor, ministro, cientista e académico.

Em 18 de Novembro de 1881 assentou praça como aspirante-facultativo do ultramar. Em 1885 foi promovido a médico naval de 2ª classe e passados 4 anos isto é em 1889 a médico naval de 1ª classe; a capitão-tenente em 12 de Agosto de 1913; a capitão de fragata em 31 de Julho de 1915 e a capitão de mar e guerra em 14 de Março de 1918. Prestou serviço nas canhoneiras “Vouga”, “Cuanza”, “Mindelo” e “D. Luís”; nas corvetas “Afonso de Albuquerque”, “Duque de Terceira” e “Rainha de Portugal”; no cruzador “Vasco da Gama” e no transporte “África” da Divisão Naval de África Ocidental e Oriental.

Estudou Antropolgia com o professor Manonvrier da Escola de Antropologia de Paris, onde aperfeiçoou-se na técnica antropométrica, tendo em 1891 regido um curso de Antropologia na Academia de Estudos Livres, em Lisboa, tendo nessa ocasião redigido um programa de observações antropológicas que foram depois utilizadas na expedição científica que a Sociedade de Geografia efectuou à Serra da Estrela; publicou alguns trabalhos de índole exclusivamente antropológica.

Em 1900 representou o serviço médico-naval da marinha de guerra portuguesa no XIII Congresso Internacional de Medicina em Paris. Em 1901 organizou o I Congresso Colonial, que se realizou na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Deu um grande e significativo impulso à reorganização da Faculdade de Letras de Lisboa; Em 1908 teve intervenção directa na organização da Liga de Educação Nacional.

Em 1902 dedica-se ao ensino começando a exercer o lugar de professor da cadeira de higiene e climatologia do curso de Medicina Tropical. Em 1905 representou a classe médico-naval no Congresso Nacional da Tuberculose em Coimbra. Em 1912 foi eleito sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Em 1921 ingressa no quadro docente do Curso Superior de Letras, sendo nomeado Professor Extraordinário das 14ª e 15ª cadeiras respectivamente Geografia Económica Geral e Especial, Geografia Económica de Portugal e suas colónias, Geografia Económica do Brasil. Em 18 de Novembro de 1927 foi nomeado Professor da 18ª cadeira – Administração Colonial. Foi Director da Escola de Medicina Tropical de Lisboa e Professor do Instituto Superior do Comércio. Em 24 de Fevereiro de 1928 foi nomeado Reitor da Universidade de Lisboa. Em 8 de Julho de 1929 foi nomeado Ministro da Instrução Pública, cuja pasta não poucas vezes lhe fora oferecida mas que sempre rejeitara, tendo sido exonerado a seu pedido em 11 de Setembro de 1929. Foi secretário geral da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Foi grande geógrafo, tendo-se dedicado aos estudos de demografia e climatologia. Representou Portugal em vários Congressos internacionais como os de Antropologia, Medicina, Geografia e Agricultura Tropical e também em Congressos Universitários em Paris, Genebra, Washington, Roma, Londres, Cambridge, Nápoles e Bruxelas. Como geógrafo foi a maior autoridade portuguesa no assunto, tendo sido grande pioneiro da geografia científica. Foi o grande reformador dos estudos geográficos nacionais.

O professor Dias Valente considerou Silva Teles como o pioneiro do moderno critério no ensino de Geografia em Portugal. A sua rica bibliografia dá-lhe um lugar de singular destaque como antropologista e economista. Foi uma das figuras mais eminentes do professorado universitário.

Foi agraciado com os graus de cavaleiro, oficial e comendador da Ordem de Aviz, medalha militar de prata da classe de comportamento exemplar, oficial de Santiago, medalha de cobre de Filantropia e Caridade e a medalha de ouro de classe de comportamento exemplar.

Faleceu em Lisboa a 21 de Maio de 1930. A municipalidade lisboeta homenageou-o dando o seu nome a uma rua da capital portuguesa na freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

view all

Prof. Dr. Francisco Xavier da Silva Teles's Timeline

1860
September 2, 1860
Novas Conquistas, Pondá, Portuguese Empire Goa (Estado da India Portuguesa), Kingdom of Portugal
1905
August 3, 1905
Santa Isabel, Lisbon, Lisbon, Portugal
1930
May 20, 1930
Age 69
Lapa, Lisboa, República Portuguesa (Portugal)