Simão Pereira de Sá

Is your surname Pereira de Sá?

Research the Pereira de Sá family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Simão Pereira de Sá

Birthdate:
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Death: circa 1753 (47-56)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Simão Pereira de Sá and Anna Boucan
Husband of Páscoa Rosa de Sá e Andrade
Father of Gertrudes Mathilde de Sá e Andrade; José de Sá e Andrade; Simão de Sá e Andrade; Rosa de Sá e Andrade; Maria de Sá Andrade and 5 others
Brother of José Pereira de Santana, religioso Carmelita; Andreza Pereira de Sá; Manuel Pereira de Sá; Bento Pereira de Sá and Antonio Pereira de Sá

Managed by: Private User
Last Updated:

About Simão Pereira de Sá

SIMÃO PEREIRA DE SÁnasceu no Rio de Janeiro-RJ em 22-06-1701, batizado na mesma cidade em 03-07-1701. Consta no Arquivo da Cúria Metropolitana do RJ, sua Habilitação de Gênere em 1718, com 17 anos, porém não foi localizado respectivo processo, o que impede o acompanhamento de sua formação religiosa até o fim. Resta a dúvida se êle só fez os Estudos Menores ou concluiu o curso, abandonando a batina mais tarde para casar -se. Assim como seu genro, JOSÉ DE PINHO LEÃO DE SÁ, Simão era Familiar do Santo Ofício em 1749. Um seu irmão, Pe. Dr. Frei José Pereira de Santa Anna era Qualificador do Santo Ofício e outro irmão, BENTO PEREIRA DE SÁ, era Familiar do Santo Ofício. Casou-se em 24-10-1728, na freguesia de Santa Justa, Lisboa, aonde fora complementar os seus estudos, com PÁSCOA ROSA DE SÁ E ANDRADE. Formou-se, em 23-07-1729, em Cânones pela Universidade de Coimbra, onde estudou de 1724 a 1728.

Simão obteve o grau de Mestre em Artes pelo Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro-RJ. De 1742 a 1743, foi Vereador e Procurador do Senado da Câmara do Rio de Janeiro-RJ. Em 14-10-1749, foi nomeado, por 3 anos, Procurador da Côroa e Fazenda na mesma cidade. Serviu interinamente, em várias oportunidades, como Ouvidor e também como Juiz de Fora. O Dr. Simão era Sócio da Academia dos Seletos no Rio de Janeiro-RJ e presbítero secular notável pela sua ilustração.

Escritor e colaborador de "Júbilos da América ", SIMÃO PEREIRA DE SÁ escreveu os seguintes livros:

1 - Notícias Cronológicas do Bispado do Rio de Janeiro. 2 - História Topográfica e Bélica da Nova Colônia do Sacramento do Rio da Prata, publicado em 1752, em cuja capa lê-se: "Repartida emtre liuros e que se contem as tres vezes que se povo-ou, e excidio, e as heróicas acçoens, que ali obrarão os Americanos Portugueses." Escrita por Ordem do III. Eex. Governador e Capitão General do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadella, pello Doutor Simão Pereira de Sá, em o anno de 1737. No prólogo, Simão cita que ele está dividido em 3 partes: Na 1ª admirarão a malícia triunfando do valor. Na 2ª a omissão ofuscando a valentia; e na 3ª gloriozas as Quinas Portuguezas contra huma oposição malicioza. 3 - Roteiro do Rio da Prata, publicado em 1757.

Simão escreveu, ainda, os seguintes títulos, que ficaram inéditos: 1 - Propugnáculo da Advogacia 2 - Sabedoria Perfeita e Tardes Conversadas 3 - Resoluções Jurídicas e Problemáticas 4 - Conceitos Joco- séricos para divertir a melancolia 5 - Orações Acadêmicas Simão era poeta, sendo de sua autoria a poesia a seguir.

SONETO Faça Hibla como celebradas das flôres Senhor, como transplantastes, quando de e nenhum Carmelo como dedicastes respiram fragâncias de abrasadas: Vossas mãos a Deus já consagrastes no Jardim da Clasura as encerrastes onde o Nome de herói perpetuastes dando flôres ao Céu iluminadas. Já que o Astro brilhante, influxo foi origem de ações tão peregrinas as mesmas flôres ornem a Augusta, Porque, mais que as de Ariadna, de frente, que merece justamente de Ouro palmas, coroas Diamantina. Simão Pereira de Sá foi homenageado com nome de rua em 3 capitais:

1 - Rio de Janeiro-RJ, no bairro de Santíssimo. 2 - Belo Horizonte-MG, no bairro Boa Vista. 3 - São Paulo-SP, no bairro Parque São Lucas.

Por ocasião de seu falecimento, ocorrido no Rio de Janeiro-RJ em 1753, residia com sua mulher Páscoa Rosa em uma chácara no bairro da Penha.

Fonte: http://assisbrasil.org/javos03.html#03hd

view all 13

Simão Pereira de Sá's Timeline