Venâncio Ximenes de Melo

Is your surname de Melo?

Research the de Melo family

Venâncio Ximenes de Melo's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Venâncio Ximenes de Melo

Venâncio Ximenes de Melo.

Os netos de Venâncio Ximenes, diziam que: "Pai Venâncio sempre dizia que ás 18h00min era a hora em que os anjos dizem amém, e era nesta hora que todos os dias ele fazia sua reza, e certa vez o padre de Piracuruca sabendo disso, disse a ele: "Seu Venâncio, a verdadeira reza tem que ser autorizada pelo santo padre, pois só assim Deus ouvirá e responderá, pois essa sua não é conhecida pela igreja católica", e pai Venâncio com toda sua calma e com sua voz mansa disse ao padre: "O que eu digo e repito todos os dias não é para

Deus, é para comigo mesmo, para que eu não esqueça o que Ele me prometeu". A reza ou oração que pai Venâncio era essa: Por onde eu for a Tua benção me acompanhará e tudo quanto eu fizer prosperará. Grande será minha descendência e os meus celeiros serão sempre fartos e cheios e na minha casa o Teu Nome será sempre exaltado, pois sobre mim há uma promessa de bênçãos. Eu sei que em todo lugar que eu pisar a planta dos meus pés me pertencerá. Tu Senhor és único, e sempre guardarás a minha saída, entrada e o caminho onde quer que eu vá, desde de agora e sempre amém"

Sobre Piracuruca, cidade que Venâncio adotou como sua, sabemos que ela em 1832, foi elevada à categoria de vila, pelo decreto da regência de seis de julho de 1832. Esta vila foi elevada à categoria de cidade no dia 28 de dezembro de 1889, quarenta e três dias após o ato da proclamação da república. O decreto de elevação recebeu o número 1 e foi assinado pelo primeiro governador republicano do Piauí, Gregório Taumaturgo de Azevedo. Desse matrimônio, nasceram:

3.1.4.1 Manuel Ximenes de Melo;

3.1.4.2 Isaías Ximenes de Melo;

3.1.4.3 Rita Ximenes de Melo;

3.1.4.4 Maria Ximenes de Melo;

3.1.4.5 Joaquim Ximenes de Melo;

3.1.4.6 Ivo Ximenes de Melo;

3.1.4.7 Inácio Ximenes de Melo.

Fonte: O livro de ouro dos Ximenes de Aragão, de Francisco Ximenes Ibiapina Filho.