Vicente Roque de Sousa Coutinho de Menezes Monteiro Paim

public profile

Is your surname de Sousa Coutinho de Menezes Monteiro Paim?

Research the de Sousa Coutinho de Menezes Monteiro Paim family

Vicente Roque de Sousa Coutinho de Menezes Monteiro Paim's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Vicente Roque de Sousa Coutinho de Menezes Monteiro Paim

Birthdate:
Birthplace: Lisbon, Lisbon, Portugal
Death: May 08, 1792 (65)
Paris, Paris, Île-de-France, France
Immediate Family:

Son of Rodrigo de Sousa Coutinho Castelo-Branco e Menezes and Maria Antónia de São Boaventura Menezes Monteiro Paim
Husband of Teresa Rita Vital da Câmara and Louise Élisabeth Agnès de Montboissier Beaufort de Canilliac
Father of Isabel Juliana de Sousa Coutinho Monteiro Paim and Luís Roque de Sousa Coutinho Monteiro Paim, 1.º Marquês de Santa Iria
Brother of Leonor Ana Luisa Josefa de Portugal and Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho

Managed by: Private User
Last Updated:

About Vicente Roque de Sousa Coutinho de Menezes Monteiro Paim

Paim (D. Vicente Roque José de Sousa Coutinho Monteiro).

n. 28 de dezembro de 1726. f. 8 de maio de 1792.

Moço fidalgo com exercício no paço; grã-cruz da Ordem de S. Bento de Avis, comendador da de Santa Maria de Campanhã, no bispado do Porto; de Santa Maria de Gimonde, no bispado de Miranda; de S. Pedro das Comedeiras, do lugar dos Trinta, no bispado da Guarda, todas na Ordem de Cristo; alcaide-mor de Rio Maior na Ordem de S. Bento de Avis; senhor do morgado de Alva, donatário da terra da Vila de Caim e seu padroado; padroeiro das igrejas de S. Miguel de Mamouros, de Santa Maria de Pequim; e de S. Maninho de Alva.

Nasceu em Lisboa a 28 de dezembro de 1726, faleceu em Paris a 8 de maio de 1792. Era filho de Rodrigo de Coutinho Castelo Branco e Meneses, e de sua mulher D. Maria Antónia de S. Boaventura de Meneses Paim.

Serviu no exército como capitão do regimento de Dragões de Chaves, foi enviado extraordinário na corte de Turim, e depois embaixador em Paris. Durante vinte e um anos seguiu a carreira diplomática, em que prestou relevantes serviços, tendo em prémio a posse das comendas e padroados acima descritos dalguns dos quais era usufrutuária sua mãe por mercê régia. Teve a mercê de seis moios de terra no Lezirão das Atalaias, nos campos de Azambuja, cuja mercê passou depois a seu filho, o 3.º conde de Alva e 1.º marquês de Santa Iria. D. Vicente Paim era ministro em Paris quando rebentou a grande revolução, a cujos princípios assistiu, e teve de ser o agente da política dúbia de Luís Pinto de Sousa Coutinho, que chegou a fazer com que o príncipe regente D. João não respondesse à carta em que Luís XVI participava que jurara a Constituição. D. Vicente Paim estava, por assim dizer, numa posição melindrosa, e tinha de se conservar afastado de todo o movimento da política francesa. Conseguiu, no entretanto, saber que o Clube dos Jacobinos enviara para Portugal em missão secreta Laclos e outro para fazerem propaganda de ideias revolucionárias, e assim o participou ao seu governo. O intendente da polícia Pina Manique tomou logo as precauções precisas.

D. Vicente Paim casou duas vezes: a primeira, a 14 de maio de 1750, com D. Teresa Vital da Câmara Coutinho, que faleceu a 26 de dezembro de 1753, filha de Luís Gonçalves da Câmara Coutinho moço fidalgo, senhor de vários morgados, alcaide-mor de Torres Vedras, etc., e de sua mulher D. Isabel Libânia de Mendonça.

Deste matrimónio houve uma única filha, que foi D. Isabel Juliana de Sousa Coutinho Monteiro Paim (V. este nome).

Passou a segundas núpcias a 27 de maio de 1773, com D. Luísa Inês Isabel de Montboissier Beaufort de Canilliac, que falwceu em Paris a 19 de janeiro de 1792, filha dos condes de Canilliac. Deste segundo matrimónio nasceu D. Luís Roque de Sousa Coutinho Monteiro Paim, 3.º conde de Alva e 1.º marquês de Santa Iria (V. este titulo). Conta-se que foi o marquês de Pombal quem obrigou D. Vicente Paim a contrair segundas núpcias, para deste modo se vingar de sua filha D. Isabel, privando-a da herança paterna.

https://www.arqnet.pt/dicionario/paimvicente.html

view all

Vicente Roque de Sousa Coutinho de Menezes Monteiro Paim's Timeline

1726
December 28, 1726
Lisbon, Lisbon, Portugal
1753
December 1753
Encarnação, Lisboa, Portugal
1783
February 1, 1783
Paris, Paris, Île-de-France, France
1792
May 8, 1792
Age 65
Paris, Paris, Île-de-France, France