D. Frei José Maria da Fonseca e Évora

public profile

Is your surname da Fonseca Figueiredo?

Research the da Fonseca Figueiredo family

D. Frei José Maria da Fonseca e Évora's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

José Ribeiro da Fonseca Figueiredo

Also Known As: "D. Frei José de Santa Maria da Fonseca e Évora"
Birthdate:
Birthplace: Evora, Évora District, Portugal
Death: June 16, 1752 (61)
Porto, Porto District, Portugal
Immediate Family:

Son of Manuel Ribeiro da Fonseca Figueiredo and Ana Maria Barroso da Gama Michão
Brother of Mariana Ribeiro

Occupation: Bispo
Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About D. Frei José Maria da Fonseca e Évora

Nascido em Évora, a 3 de Dezembro de 1690, José Ribeiro da Fonseca Figueiredo e Sousa, era filho de Manuel Ribeiro da Fonseca Figueiredo – que servira, comotenente de cavalos, a Casa de Áustria, em Milão e na Flandres – e de sua esposa, D.Ana Maria Barroso da Gama Michão.

Aquele que a história fixaria como D. Fr. JoséMaria da Fonseca Évora, embaixador de D. João V em Roma e bispo do Porto, terá iniciado o seu percurso académico na universidade de Évora, onde obteve o grau deMestre em Artes, prosseguindo, a partir de 1710, na universidade de Coimbra, onde,segundo alguns autores, terá obtido posteriormente o grau de Doutor em DireitoCanónico.

Será todavia a sua ida para Roma, integrado na comitiva da embaixadada marquês de Fontes, no mês de Janeiro de 1712, que marcará de forma indelévelo percurso que efectuou, no contexto da ordem franciscana (na qual professou a 8de Dezembro de 1712) e também da diplomacia.

Com efeito, José Maria da Fonseca Évora viveu os seguintes 28 anos da sua vida na cidade pontifícia, a qual deixou em de 1740, feito bispo do Porto, por nomeação deD. João V, no mês de Fevereiro de 1739, apresentada no consistório de 2 de Janeiro de 1740 e confirmada pelo Sumo Pontífice.

A Cúria Romana pelo desempenho que viu de D. Frei José Maria da Fonseca e Évora teve na Ordem Franciscana concedeu-lhe várias missões de confiança como, o de Consultor das Congregações Index, das Indulgências, Relíquias e Ritos, Votante Consistorial, da Visita Apostólica, Consultor e Qualificador da Suprema Inquisição de Roma, Examinador Sinodal Romano, Juíz Árbitro em várias controvérsias e Comissário Apostólico em algumas alturas. Foi orador em várias línguas e poeta da latina dando-lhe entrada em diversas Academias italianas, como a Etrusca, a Arcades e Infecunda e na Academia Real da História Portuguesa.

O Senado Veneziano declarou-o seu Patrício e o Senado Romano elegeu-o Optimate da Ordem Senatorial. O Imperador Carlos VI fez dele seu Conselheiro áulico, o Rei da Sardenha nomeou-o Intendente dos seus negócios, na Cúria Romana e o Rei português elegeu-o Ministro plenipotenciário na Côrte Romana. O Bispo ainda recusou as Mitras de Osimo, Tivoli e de Assis.

D. João V querendo trazer para a sua pátria esta personagem de tão ilustre prestígio, nomeou-o Bispo do Porto em 11 de Fevereiro de 1739. No ano seguinte chegou a Lisboa, a 18 de Dezembro vindo de Roma, onde teria permanecido vinte e oito anos. Pela sua dedicação, o Convento de Aracoeli depois da sua nomeação para Bispo do Porto, decidiu homenageá-lo com uma sua escultura na Biblioteca perpetuando dessa forma a sua memória. A 18 de Fevereiro de 1741 tomou posse da Diocese do Porto por procuração pelo Deão da Sé do Porto. A 12 de Março desse ano foi sagrado pelo primeiro Patriarca, D. Tomás de Almeida, (ex-Bispo do Porto). Antes da sua entrada solene na cidade do Porto, a 5 de Maio de 1743, foi ainda a Évora, sua terra natal onde se preparou para esse acontecimento que viria a ser tão exagerada na sua pompa, que foi motivo de artigo de Relação impressa em 1743.

Sem conseguir entender-se com os Dominicanos e os Terceiros, o Bispo teve também contendas com a Misericórdia do Porto que a interditou.

No Porto viveu os seus últimos anos e aí veio a falecer no dia16 de Junho de1752, na qualidade de bispo daquela cidade, sendo sepultado, no dia imediato, sobo altar-mor da sua Sé.

in, VALE, 2002: 11-18, A figura de D. Fr. José Maria da Fonseca Évora

view all

D. Frei José Maria da Fonseca e Évora's Timeline

1690
December 3, 1690
Evora, Évora District, Portugal
1752
June 16, 1752
Age 61
Porto, Porto District, Portugal