Flávio Augusto de Oliveira Queirós

Is your surname de Oliveira Queirós?

Research the de Oliveira Queirós family

Flávio Augusto de Oliveira Queirós's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Flávio Augusto de Oliveira Queirós

Birthdate:
Birthplace: Jundiaí, São Paulo, Brazil
Death: August 18, 1933 (68)
São Paulo, State of São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Estanislau de Oliveira Queiroz and Francisca Maria da Cruz
Husband of Maria Flora de Almeida Leite; Marieta de Albuquerque Clark and Julieta Goulart Penteado Pimentel de Queiroz
Father of Flávio de Queirós, Filho
Brother of Wenceslau José de Oliveira Queiroz

Managed by: Private User
Last Updated:

About Flávio Augusto de Oliveira Queirós

Flávio Augusto de Oliveira Queirós (Jundiaí 17 de janeiro de 1865 – São Paulo 18 de agosto de 1933 ), foi um magistrado e jurisconsulto brasileiro.

Biografia

Filho do tenente-coronel Estanislau José de Oliveira Queirós (Estanislau de Jundiay), que foi importante proprietário imobiliário em São Paulo, no seculo XIX e de Francisca Maria Cruz de Oliveira Queirós, pertencia a tradicionais troncos paulistas, descendendo por seu pai de João Correia Penteado e Isabel Pais de Barros e por esses ramos, consequentemente, da família do bandeirante Fernão Dias Paes.

Fez seu estudos preliminares no Seminário de São Jose do Rio Comprido, na antiga Capital Federal, transferindo-se, em 1878, para o colégio Mamede em São Paulo e dali para o colegio Moretz-Son, concluindo o seu preparatório. Graduou--se, em 1886, aos 21 anos de idade, pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Foi irmão, do também magistrado, Dr. Wenceslau Jose de Oliveira Queirós.

Casou-se em Amparo em 1904, 3ª núpcias, com sua prima distante, pelos troncos Camargos, Pais de Barros e Penteados, Julieta Goulart Penteado Pimentel - Dona Yaya (filha do Cap. Damásio Pires Pimentel que foi intendente, à época equivalente a prefeito, de Amparo de 1897 a 1899 e da aristocrata paulista Elvira Hermínia Goulart Penteado Pimentel), com quem teve dez filhos, nove deles nascidos em Amparo e o seu varão mais velho, Flávio de Queiroz Filho, viria a casar-se com a bisneta do Barão de Cabo Verde, Viggianina Paoliello. Foram primas em 1º grau de Da. Julieta Goulart Penteado Pimentel de Queiroz, Da. Myrthes Pimentel Cintra do Prado, casada com o Dr. Amador Cintra do Prado - de tradicional família de Amparo - neto do Barão de Campinas, Joaquim Pinto de Araújo Cintra e Da. Alcina Pimentel de Toledo Piza, casada com o Dr. Franklin de Toledo Piza, pais do prefeito de São Paulo em 1956, Dr. Wladimir de Toledo Piza. E foi, também, seu tio avô paterno o coronel João Pedro de Godoy Moreira, fundador da cidade de Pedreira/SP.

Iniciou sua carreira como promotor público em Paraibuna, posição que ocupou, também, em São José dos Campos. Exerceu o cargo de juiz municipal em Jacareí.

Em 20 de setembro de 1892, foi investido, aos 27 anos, na magistratura paulista, como juiz de direito e atuou nas comarcas de Descalvado, Araraquara, Amparo e Santos.

Em Amparo, assumiu a comarca em 1902 e foi o juiz que por mais tempo, cerca de 20 anos, dirigiu os seus destinos jurisdicionais.Estudioso da ciência juridica, da literatura e dotado de inteligência culta, foi, em sua epoca, jurisprudente dos mais acatados na magistratura paulista e conquistou justo renome nos meios intelectuais.

Foi por varios periodos, 1904 - 1914 a 1915 – 1919 a 1921, presidente do tradicional clube socio-cultural de Amparo, cujo 1º presidente, em 1885, foi o Dr. Bernardino de Campos - o Clube 8 de Setembro.

Homenageado por seus jurisdicionados em dezembro de 1916, por ocasião de seu 14º aniversario de judicatura em Amparo, a população da cidade ofereceu à Comarca e à S. Exa., duas telas a oléo com a sua efigie togada. Uma delas é ostentada até hoje na sala do juri do Forum de Amparo e a outra pertence ao acervo de seu neto de mesmo nome, Flavio Augusto de Oliveira Queiroz Neto.

Ele e a sua senhora estão sepultados no jazigo da família no Cemitério São Paulo.

Fonte: WP

view all

Flávio Augusto de Oliveira Queirós's Timeline

1865
January 17, 1865
Jundiaí, São Paulo, Brazil
1909
1909
Brazil
1933
August 18, 1933
Age 68
São Paulo, State of São Paulo, Brazil