Francisco de Melo y Portugal, I conde de Assumar

How are you related to Francisco de Melo y Portugal, I conde de Assumar?

Connect to the World Family Tree to find out

Francisco de Melo y Portugal, I conde de Assumar's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

General Francisco de Melo Portugal y Castro, I conde de Assumar

Also Known As: "Virrey de Sicilia y Aragón", "I Marqués de Vellisca", "Marqués de Tor de Laguna"
Birthdate:
Birthplace: Estremoz, Évora, Portugal
Death: December 18, 1651 (53-54)
Madrid, Community of Madrid, Madrid, Spain
Immediate Family:

Son of Constantino de Bragança, del Consejo de Estado and Beatriz de Castro
Husband of Antonia de Vilhena
Father of María Teresa de Villena, Condesa de Assumar; Mécia de Melo; Gaspar Constantino Melo de Portugal, II marqués de Vellisca and Brites Polonia de Villena

Occupation: Statesman, diplomat, military, military officer, Landvoogd der Zuidelijke Nederlanden
Managed by: Private User
Last Updated:

About Francisco de Melo y Portugal, I conde de Assumar

en.wikipedia.org... ;

Dom Francisco de Melo (1597 – 18 December 1651) was a Portuguese nobleman and general.

Biography

Melo was born in Estremoz, Portugal.

He was marquis of the Portuguese Tor de Laguna, count of Assumar, and, from 1641 to 1644, interim governor of the Southern Netherlands.

When Francisco de Melo came to the Southern Netherlands, he already had an impressive political career. From 1632 to 1636 he had been Spanish ambassador to the Republic of Genoa. In 1638 he was appointed viceroy of Sicily, and two years later he was ambassador in Vienna.

Above all, Francisco de Melo will be remembered for the historical defeat at the battle of Rocroi in 1643. In later years this defeat has been regarded as one of the key steps in the decline of the Spanish empire. Don Francisco's victory at the Battle of Honnecourt one year earlier, has been almost completely forgotten.



Francisco de Melo 1° Conde de Assumar (Estremoz, 1597 - Madrid, 1651) foi um politico e militar português ao serviço de Espanha.

Filho primogénito de D. Constantino de Bragança, da casa dos marqueses de Ferreira. Foi muito novo para Madrid, e ali teve a nomeação de veador da rainha D. Isabel de Bourbon, filha de Henrique IV, e mulher de Filipe IV, rei de Espanha, e gentil homem da câmara deste monarca, que sucessivamente o fez conde de Assumar en Portugal e marquês de Vellisca en Castela. Foi também nomeado membro do conselho de Portugal e mais tarde embaixador em Roma, sendo depois substituído pelo marquês de Castelo Rodrigo.

D. Francisco de Melo passou, à corte de Viena de Áustria, onde estava, quando rebentou em Portugal a revolução de 1 de Dezembro de 1640. Ao contráro do seu primo direito, o condestável de Portugal, e 3.º marquês de Ferreira, Francisco de Melo seu homónimo, esta revolução nada influiu no espírito de D. Francisco de Melo, que, tendo recebido ordem do conde-duque de Olivares para obter a autorização do imperador para a prisão do infante D. Duarte de Bragança,que servia então distintamente nos exércitos da Alemanha, não hesitou em empregar todos os esforços para conseguir esse objectivo, em que por fim terá exito.

Depois Francisco de Melo foi nomeado governador das armas de Flandres; comandou então o exército espanhol na guerra contra a França. Invadiu este reino, devastou Champagne, e atacou Rocroi. D. Francisco de Melo rompera a campanha efectivamente com energia e a sua marcha rápida causou verdadeiro terror em Paris, mas um jovem general francês, de 21 anos de idade, O Duque d'Enghien, saiu‑lhe ao encontro, e no dia 19 de Maio de 1643 derrotou-o completamente na batalha de Rocroi. Nem este desastre, nem a queda do conde‑duque de Olivares, amigo particular de D. Francisco de Melo, fizeram com que este perdesse importantes cargos, que do governo das armas de Flandres passou para o das armas da Lombardia. Foi capitão‑general de Sicília, de Aragão e da Catalunha, membro do conselho de guerra e do conselho de estado, embaixador aos príncipes de Itália, etc., e ainda em 1648, tendo recebido o titulo de marquês de Torredelaguna, foi como plenipotenciário espanhol ao congresso de Vestfália.

No filme espanhol Alatriste, a personagem Francisco de Melo é interpretada pelo actor andaluz Paco Tous.

http://www.wikiwand.com/pt/Francisco_de_Melo_(capit%C3%A3o)

Conde de Assumar foi um título criado pelo rei de Portugal Filipe III (Filipe IV de Espanha por carta de 30 de Março de 1630, a favor de D. Francisco de Melo, 1º conde de Assumar.

Como Francisco de Melo apoiou o direito dos Habsburgos ao trono Português, mesmo após a Restauração de 01 de dezembro de 1640, o município voltou à Coroa, e o título foi concedido, novamente, pelo Príncipe Regente D. Pedro, futuro rei D. Pedro II de Portugal, em nome do rei D. Afonso VI (então preso no Palácio da Vila em Sintra), por carta de 11 de Abril de 1677, a favor de D. Pedro de Almeida.

Lista dos Condes de Assumar D. Francisco de Melo (1597-1651) D. Gaspar Constantino de Melo (c. 1620-1683)

http://www.wikiwand.com/pt/Conde_de_Assumar_(Espanha)


https://nl.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Melo

https://nl.geneanet.org/archives/ouvrages?action=detail&book_type=l...

view all

Francisco de Melo y Portugal, I conde de Assumar's Timeline

1597
1597
Estremoz, Évora, Portugal
1620
1620
1620
1637
March 20, 1637
Madrid, Madrid, Community of Madrid, Spain
1651
December 18, 1651
Age 54
Madrid, Community of Madrid, Madrid, Spain
????