Cândida Ivete Vargas Tatsch (1927 - 1984) MP

‹ Back to Vargas Tatsch surname

Is your surname Vargas Tatsch?

Research the Vargas Tatsch family

Ivete Vargas's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: São Borja, RS, Brasil
Death: Died in São Paulo, Brasil
Cause of death: Câncer
Occupation: Política
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Cândida Ivete Vargas Tatsch

Cândida Ivete Vargas Tatsch (São Borja, 17 de julho de 1927 — São Paulo, 3 de janeiro de 1984) foi uma política brasileira, conhecida como Ivete Vargas.

Sobrinha-neta do Presidente Getúlio Vargas, este a impulsionou em sua carreira política: até a década de 1960 foi Deputada Federal pelo PTB do Estado de São Paulo, a primeira vez nas eleições de 1950, sendo reeleita em 1954, 1958, 1962 e 1966, sendo uma das primeiras parlamentares brasileiras.

Presidiu a seção paulista do PTB, e à frente desta, organizou o movimento jan-jan (Jânio-Jango) em 1960. Presidiu o PTB até a extinção da legenda em 1965, pelo AI-2; após isso, aderiu ao MDB, tendo sido cassada em 16 de janeiro de 1969, pelo regime militar.

Em 1979 presidiu uma das facções que disputaram o controle da sigla do PTB, com o grupo de Leonel Brizola, e finalmente, em 1980, por decisão do TSE, ganhou a disputa, e se tornou a Presidente Nacional do Novo PTB. O grupo de Brizola passou então a organizar o PDT.

Em 1980, lançou o livro "Por que fui cassada - Testemunho à nação", coletânea de seus discursos parlamentares. Atraiu poucas estrelas do velho PTB, além do ex-presidente Jânio Quadros (que chegou a ser eleito deputado federal pelo PTB paranaense), que disputou o governo de S. Paulo, e alguns Trabalhistas do Estado do Rio de Janeiro.

Nas eleições de 1982, o PTB de Ivette elegeu 13 deputados federais, somente em S. Paulo (8) e no Rio de Janeiro (5); o PDT brizolista venceu as eleições para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas somente elegeu 24 deputados: no Rio Grande do Sul (8) e no Rio de Janeiro (16). Ivette Vargas foi uma das deputadas federais mais votadas de São Paulo com mais de 276 mil votos, e assumiu a Liderança da Bancada em Brasília.

Morreu vítima de câncer.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivete_Vargas)

view all

Ivete Vargas's Timeline