Is your surname Vargas Tatsch?

Research the Vargas Tatsch family

Ivete Vargas's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Cândida Ivete Vargas Tatsch

Birthdate:
Birthplace: São Borja, RS, Brasil
Death: Died in São Paulo, Brasil
Cause of death: Câncer
Immediate Family:

Daughter of Newton Barbosa Tatsch and Cândida Vargas Tatsch
Wife of Joaquim Pinto de Almeida Castro and Paulo Guilherme Martins

Occupation: Política
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Ivete Vargas

Cândida Ivete Vargas Tatsch (São Borja, 17 de julho de 1927 — São Paulo, 3 de janeiro de 1984) foi uma política brasileira, conhecida como Ivete Vargas.

Sobrinha-neta do Presidente Getúlio Vargas, este a impulsionou em sua carreira política: até a década de 1960 foi Deputada Federal pelo PTB do Estado de São Paulo, a primeira vez nas eleições de 1950, sendo reeleita em 1954, 1958, 1962 e 1966, sendo uma das primeiras parlamentares brasileiras.

Presidiu a seção paulista do PTB, e à frente desta, organizou o movimento jan-jan (Jânio-Jango) em 1960. Presidiu o PTB até a extinção da legenda em 1965, pelo AI-2; após isso, aderiu ao MDB, tendo sido cassada em 16 de janeiro de 1969, pelo regime militar.

Em 1979 presidiu uma das facções que disputaram o controle da sigla do PTB, com o grupo de Leonel Brizola, e finalmente, em 1980, por decisão do TSE, ganhou a disputa, e se tornou a Presidente Nacional do Novo PTB. O grupo de Brizola passou então a organizar o PDT.

Em 1980, lançou o livro "Por que fui cassada - Testemunho à nação", coletânea de seus discursos parlamentares. Atraiu poucas estrelas do velho PTB, além do ex-presidente Jânio Quadros (que chegou a ser eleito deputado federal pelo PTB paranaense), que disputou o governo de S. Paulo, e alguns Trabalhistas do Estado do Rio de Janeiro.

Nas eleições de 1982, o PTB de Ivette elegeu 13 deputados federais, somente em S. Paulo (8) e no Rio de Janeiro (5); o PDT brizolista venceu as eleições para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas somente elegeu 24 deputados: no Rio Grande do Sul (8) e no Rio de Janeiro (16). Ivette Vargas foi uma das deputadas federais mais votadas de São Paulo com mais de 276 mil votos, e assumiu a Liderança da Bancada em Brasília.

Morreu vítima de câncer.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivete_Vargas)

view all

Ivete Vargas's Timeline