Jerónimo de Noronha, o Bacalhau

Ваша фамилия de Noronha?

Connect to 5 000+ de Noronha profiles on Geni

Поделитесь своим генеалогическим древом и фотографиями с людьми, которых вы знаете и любите

  • Стройте своё генеалогическое древо онлайн
  • Обменивайтесь фотографиями и видео
  • Технология Smart Matching™
  • Бесплатно!

Jerónimo de Noronha, o Bacalhau

португальский: Jerônimo de Noronha, "O Bacalhau"
Дата рождения:
Смерть: ±1620 (71-89)
Ближайшие родственники:

Сын Henrique de Menezes и Maria de Menezes
Муж Isabel de Castro
Отец Maria de Castro; Leonor de Castro и Jorge de Noronha
Брат Joana de Menezes; João de Menezes; Francisco de Menezes; Álvaro de Noronha; Leonor de Castro и ещё 3

Менеджер: Частный профиль
Последнее обновление:

About Jerónimo de Noronha, o Bacalhau

…sobre os cognomes deve-se explicar a origem do termo que, sem que se saiba a história, é ofensivo para as muitas pessoas que aqui no Geni são definidas por "O Bacalhau"…[%E2%80%A6%C3%A9 lamentável que a perspectiva que nos transmite acerca da heróica gesta da pesca do bacalhau na Terra Nova. Mais uma vez se tente limitar a uma versão ideologicamente comprometida e tendenciosa de tempos recentes do Estado Novo.Ora desde pelo menos os finais do século XIV e começo do XV que já pescava-mos na "Terra do Bacalhau".

Haja em vista as expedições dos irmãos Côrte-Real. De resto, parece sermos apenas nós que o salgamos o "fiel amigo" por motivo da sua conservação nas nossas viagens de longo curso.

O domínio da Pesca ao Bacalhau pelos Portugueses, referenciada desde 1353, passando pela descoberta da Terra Nova por João Vaz Corte-Real, até 1974 quando tudo terminou, apelando para o domínio e conhecimento dos Portugueses nessas paragens desde 1353, passando por João Vaz Corte-Real e seus filhos. os irmãos Corte-Real (Gaspar Corte-Real, Miguel Corte-Real e Vasco Anes Corte-Real).

Os hábitos alimentares ali criados reflectiram-se até nas alcunhas dos nossos navegantes.

Brás de Albuquerque, capitão da carreira da India,passou à História com a alcunha de "O Bacalhau" e sua mulher ,depois de viuva,"baptizou a sua propriedade de Azeitão com o nome de Bacalhôa.

É pena que,mais uma vez,se tente restringir a História no seu sentido lato, a um insignificante complexo ideológico de esquerda.…]…

…in, da história e da memória de um povo esquecido, AA. VV…agradeço que todos os perfís que tem este cognome que metam na sua informação, esta explicação em inglês…

Sobre o Palácio da Bacalhôa:

…[%E2%80%A6Estas reparações deverão atribuir-se a D. Jerónimo Manuel, «o Bacalhau», que teve o morgado e habitou o palácio por bastantes anos antes e depois da sua viagem à Índia, e, continuadas talvez por seu filho D. Jorge, que também habitou o palácio, aonde faleceu em outubro de 1651.

Afonso de Albuquerque, filho, com sua mulher D.a Maria de Noronha, vinculou a quinta em 1568; dez anos depois ainda esta dama vivia, mas seu marido, já provecto, enviuvando, passou a segundas núpcias com D.a Catarina de Menezes; pouco durou esta nova união de Afonso de Albuquerque, porque em 1581 faleceu. De nenhum dos matrimónios restaram filhos, mas houve um natural, D. João Afonso de Albuquerque, que pretendeu suceder no morgado.

Foi nele apossado, mas seguiu-se porfiado litígio, movido pelo ramo de Fernando de Albuquerque, chamado na instituição à administração do vínculo. Só em 1609 a causa foi decidida a favor de D.a Maria de Mendonça, mulher de D. Jerónimo, o Bacalhau.

Estes cônjuges estabeleceram residência no palácio, aonde D. Jerónimo faleceu em 1620. Já em 1607 o hospital, instituído por Afonso de Albuquerque, estava em ruínas, e o palácio e quinta corriam-lhes parelhas; é de crer, pois, que as reparações fossem do Bacalhau e seu filho Jorge. Em 1623 ainda encontro residindo na quinta um Real, ladrilhador, que aqui poderia estar na reparação do azulejamento.…]

https://www.bacalhoa.pt/pub/media/wysiwyg/pdf/Palacio%20e%20Quinta%...

показать все

Хронология Jerónimo de Noronha, o Bacalhau