Manuel Garcia Bernardes

Is your surname Garcia Bernardes?

Connect to 14 Garcia Bernardes profiles on Geni

Manuel Garcia Bernardes's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Manuel Garcia Bernardes

Also Known As: "Manoel Garcia Bernardes"
Birthdate:
Birthplace: São Paulo, São Paulo, Brasil (Brazil)
Death: 1659 (38-47)
State of Bahia, Brazil
Immediate Family:

Son of Miguel Garcia Bernardes and Maria Fernandes
Husband of Leonor Garcia and NN
Father of Manuel Garcia Bernardes; Miguel Garcia Bernardes; Isabel; Domingos; Antonia and 1 other
Brother of João Pais Garcia; Domingos Garcia Bernardes; Hilaria; Miguel Garcia Bernardes; André and 2 others

Managed by: Tirso de Mello Santos
Last Updated:

About Manuel Garcia Bernardes

4 (IV) - MANUEL GARCIA BERNARDES, n. em 1626, C.c. LEONOR GARCIA, n. por 1630, filha de Miguel Garcia Carrasco, da governança de São Paulo, n. por 1585 em São Lucas de Canaverde, termo da cidade de Sevilha, e de sua 2ª mulher Isabel João, natural do Rio de Janeiro. Leonor Garcia era irmã do Capitão Mor Martim Garcia Lumbria, governador da Capitania de Itanhaém (SL, título Carrascos). Faleceu, segundo Silva Leme, no sertão da Bahia em 1659, com testamento, e a viúva casou 2ª vez com João Correia Dias. Faleceu Leonor Garcia com testamento em Parnaíba em 1720 (DAESP); com geração.

http://www.asbrap.org.br/documentos/revistas/rev6_art9.pdf

Foi

Manoel Garcia Bernardes

irmão de Suzanna Rodrigues, casada com Salvador Tavares; de Maria Fernandes, casada com Domingos Fernandes Gigante (f.º de Manoel Fernandes Gigante e sua 1.ª mulher Agostinha Rodrigues); de João Paes Garcia, de Domingos Garcia, que foi casado com Gracia Mendes; de Hilária; de Miguel Garcia Bernardes e de André. Faleceu no sertão da Bahia em 1659 na aldeia de Tapurissé, onde tinha ido para a conquista dos bárbaros gentios. O codicilo com que faleceu no sertão (pois tinha seu testamento escrito em S. Paulo em 1658) foi escrito pelo ajudante João da Costa Leal, sendo testemunhas Domingos Barbosa Calheiros (de 60 anos), morador em S. Paulo, e outros; foram nomeados testamenteiros o padre Licenciado Matheus Nunes de Siqueira e Diogo Domingues, que prestaram este serviço na cidade da Bahia requerendo aquele ao juiz desta cidade que fossem perguntadas às testemunhas do codicilo para o efeito de ser aprovado.

http://www.buratto.org/paulistana/Carrascos.htm

--------------------------------------------------------------------------------------------------

9- (Cap. 8º) Leonor Garcia em 1658 estava casada com Manoel Garcia Bernardes. Manoel testou em 05-06-1658 e faleceu nos sertões da Bahia. Seu testamento recebeu o cumpra-se em 24-12-1659 e foi inventariado em S. Paulo em 03-01-1660. Alem dos dois filhos legitimos, deixou três filhas e um filho bastardos que foram tutelados por Antonio Ribeiro de Lima: Izabel = Domingos = Antonia e Dom(ingas?).

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo
Inventários e Testamentos não publicados Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette Inventariado Manoel Garcia Bernardes - Vila de S. Paulo Autos aos 02-01-1669(sic) nesta vila de S. Paulo em pousadas da viuva Leonor Garcia mulher do defunto. Assinou a seu rogo Antonio Ribeiro. Titulo dos Filhos Miguel de 4 anos = Manoel de 3 anos. Testamento - 05-06-1658 Eu Manoel Garcia Bernardes (...) testamenteiros: mulher Leonor Garcia e Salvador Tavares. Declaro que sou cc Lio--


. (
) duas filhas e um filho por nome
. Deixo de esmola a minha filha Izabel
. A minha filha An
(Antonia). Devo aos herdeiros do defunto meu irmão Domingos Garcia
(...) meu sogro Manoel Garcia Carrasco. No texto: meu cunhado Salvador Tavares = meu irmáo Miguel Garcia Bernardes =
Cumpra-se 24-12-1659

Miguel Garcia Bernardes morador nesta vila, que por morte e falecimento de seu irmáo Manoel Garcia Bernardes lhe ficaram tres filhas e um filho bastardos, todos menores, os quais estáo em poder de sua madrasta mulher que foi do dito defunto. A mãe dos menores que lhe pertença a eles. Requer a administração dos ditos seus sobrinhos e de sua mãe.

Recebi os orfãos, sobrinhos bastardos a saber: Izabel = Domingos = Antonia =e Dom


(....)

Termo de Curadoria aos 03-01-1660 -


Leonor Garcia, viuva do defunto por ela foi dito que ela era uma mulher
e que vivia honestamente e não
outra vez casada e que por assim ser
ter seus filhos em seu poder.

Aos 03-01-1660 foi dado juramento a Antonio Ribeiro de Lima para que fosse tutor e curador dos bastardos, filhos naturais de Manoel Garcia Bernardes.

Diz Pedro Dias de Souza que seu cunhado Manoel Garcia Bernardes q morreu no sertão da Bahia, lhe era a dever (...)

Diz Domingos Fernandes Gigante, morador nesta vila de S. Paulo, que seus filhos foram a viagem da Bahia em companhia do defunto seu tio Manoel Garcia Bernardes, e por morte do dito defunto deixou em seu codicilho


a ele suplicante 9$000 rs que lhe pertenciam dos bens dos ditos seus filhos. Francisco Furtado, procurador de sua irmã Gracia Mendes viuva q ficou de Domingos Garcia, que o defunto Manoel Garcia Bernardes lhe deixou em seu testamento um rapaz do gentio. 28-01-166 pág.524

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/Carrasco.htm

view all

Manuel Garcia Bernardes's Timeline

1616
1616
São Paulo, São Paulo, Brasil (Brazil)
1650
1650
Santana de Parnaíba, State of São Paulo, Brazil
1659
1659
Age 43
State of Bahia, Brazil
????
????
????
????
????